OBSERVATÓRIO NACIONAL: CONTRIBUINDO PARA À PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO BRASIL HÁ QUASE 200 ANOS
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v21i39.19059Palabras clave:
Observatorio Nacional, Ciencia y tecnologíaResumen
El Observatorio Nacional (ON), una de las instituciones más importantes en el campo de la Ciencia y la Tecnología, cuenta con parte de su archivo permanente, en manos del Museo de Astronomía y Ciencias Afines (MAST), teniendo un enorme acervo bibliográfico y museólogo que valora la astronomía y las ciencias afines, actualmente está vinculado al Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación (MCTI). El fondo de archivo del ON es uno de los fondos más consultados bajo la custodia del MAST y comprende aproximadamente 110.000 documentos, la gran mayoría de los cuales se compone de documentación administrativa producida y recibida por el ON. Además de documentos institucionales, la colección está compuesta por mapas, fotografías, materiales impresos, notas científicas y documentos textuales. Esta colección fue atendida por el Programa de Capacitación Institucional del Ministerio de Ciencia y Tecnología (PCI/MCTI), con el título “Del Observatorio Imperial de Río de Janeiro al Observatorio Nacional (1827-2010): investigación histórica e investigación archivística como subsidios para la organización de un archivo histórico casi bicentenario”. Presentaremos una breve historia de la trayectoria del Observatorio hasta mediados de la década de 1980, destacando algunos de los logros de la institución, como las expediciones que fueron de suma importancia para los estudios del observatorio y el desarrollo de la ciencia y la tecnología en nuestro país y el mundo. El objetivo de este trabajo es mostrar la importancia de esta documentación como fuente para la investigación científica en diversas áreas como la Historia, la Ciencia y la Tecnología, por ejemplo.
Descargas
Citas
ANCELLIN, Jacques. Un homme de science du siècle XIX: l'astronome Emmanuel Lias, 1826-1900, Coutances, OCEP, 1985.
BRASIL. Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST. Disponível em: https://www.gov.br/mast/pt-br/acesso informacao/instituicao/institucional. Acesso em: 01 mar 2023.
COOK, Terry. O conceito de fundo arquivístico: teoria, descrição e proveniência na era pós-custodial. Tradução de Silvia Ninita de Moura Estevão e Vitor Manoel Marques da Fonseca. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2017.
FRADE, E. P. ; ABELLAS, José Benito Yárritu. ; BICAKCI, Nínive Britez. . Subsídios para o estudo da história do desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no Brasil e no mundo no século XIX: A organização e disponibilização da coleção de impressos do acervo arquivístico do Observatório Nacional.. In: V Congresso Nacional de Arquivologia, 2012, Salvador. Anais do V Congresso Nacional de Arquivologia, 2012. v. 1.
FRADE, Evaldo Pereira. ; BETANCOURT, Beatriz Carvalho. O acesso à informação de um arquivo em organização: o arquivo permanente do Observatório Nacional como estudo de caso. In: OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; SILVA, Maria Celina Soares de Mello e. (Org.). Gestão de documentos e acesso à informação: desafios e diretrizes para as instituições de ensino e pesquisa. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2015, v. 1, p. 77-94.
FRADE, Evaldo Pereira. ; BETANCOURT, Beatriz Carvalho. Astronomia e Afins: importância e potencialidades de pesquisas do arquivo do Observatório Nacional (1862-1980). In: IV Seminário Internacional Cultura Material e Patrimônio de C&T, 2016, Rio de Janeiro. Anais do IV Seminário Internacional Cultura Material e Patrimônio de C&T, 2016.
FRADE, E. P. ; SOUSA, Miriam Gonçalves de. . Propostas e desafios na organização de um arquivo centenário: o arquivo permanente do Observatório Nacional como estudo de caso (1862-1980). In: Maria Celina Soares de Mello e Silva; Lucia Maria Velloso de Oliveira. (Org.). Tratamento de arquivos de ciência e tecnologia: organização e acesso. 8ed.Rio de Janeiro: MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS, 2019, v. 1, p. 49-57.
FRADE, E. P. ; ABELLAS, José Benito Yárritu. ; BICAKCI, Nínive Britez. . A perda da memória e a memória da perda: a análise do processo de acumulação de documentos do acervo do Observatório Nacional (1846/1922). In: Lúcia Maria Velloso de Oliveira; Marica Celina Soares de Mello e Silva. (Org.). Políticas de aquisição e preservação de acervos em universidades e instituições de pesquisa. 1ed.Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2013, v. 1, p. 147-162.
MORIZE, Henrique. Observatório Astronômico: um século de história (1827- 1927). Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências afins: Salamandra, 1987.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Quais são os tipos de pesquisa e a abordagem em um trabalho acadêmico? Disponível em: https://www.uesb.br/noticias/quais-sao-os-tipos-de-pesquisa-e-abordagem-em-um-trabalho-academico/ Acesso em: 01 mar 2023.
VIDEIRA, Antônio Augusto Passos. História do Observatório Nacional: a persistente construção de uma identidade científica. Rio de Janeiro: Observatório Nacional, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Eletrônica História em Reflexão

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
