Reflexões sobre a práxis pedagógica alinhada ao uso das tecnologias digitais no ensino de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v19i37.17646

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Tecnologias digitais, Ensino de História, Formação docente em História

Resumo

Neste artigo, nosso objetivo é problematizar algumas questões necessárias e urgentes relacionadas aos temas práxis pedagógica e tecnologias digitais no ensino de História na atualidade. Para isso, voltamo-nos para aspectos como a formação docente, a criticidade no uso das ferramentas tecnológicas e o vínculo entre práticas pedagógicas e tecnologias digitais. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, abordando autores que apresentam suas reflexões sobre os temas discutidos. Como resultados, observamos que estas questões devem estar concentradas na formação docente em História, momento no qual devem ser problematizadas com vistas a uma formação docente atualizada. Como considerações finais, ressaltamos a necessidade do docente em História estar constantemente refletindo sobre a sua práxis vinculada às questões tecnológicas, promovendo, assim, uma formação cidadã escolar mais conscientizadora e alinhada a discussões contemporâneas.

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Biografia do Autor

Luciano José Vianna, Universidade de Pernambuco/campus Petrolina

Doutor em Ciències de l’Antiguitat i de l’Edat Mitjana pela Universitat Autònoma de Barcelona. Atualmente é professor adjunto do Colegiado de História da Universidade de Pernambuco/campus Petrolina e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) - Nível mestrado, modalidade profissional, da Universidade de Pernambuco, campus Petrolina, localizada no município de Petrolina, no Estado de Pernambuco, Brasil. Coordenador do Spatio Serti – Grupo de Estudos e Pesquisa em Medievalística.

Italúzia Pereira de Castro Santos, Universidade de Pernambuco/campus Petrolina

Mestra em Educação pela Universidade de Pernambuco (UPE), campus Petrolina, PE, Brasil. Licenciada em História também pela Universidade de Pernambuco (UPE), campus Petrolina, PE, Brasil. Docente na Rede Estadual de Ensino, em Juazeiro, BA, Brasil. Integrante do Statio Serti - Grupo de Estudos e Pesquisa em Medievalística coordenado pelo Prof. Dr. Luciano José Vianna (UPE/campus Petrolina).

Ricardo Kenji Shiosaki, Universidade de Pernambuco/campus Petrolina

Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professor Adjunto da Universidade de Pernambuco - UPE (campus Petrolina) e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) - Nível mestrado, modalidade profissional, da Universidade de Pernambuco, campus Petrolina, localizada no município de Petrolina, no Estado de Pernambuco, Brasil.

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Publicado

31-10-2024

Como Citar

Vianna, L. J., Santos, I. P. de C., & Shiosaki, R. K. (2024). Reflexões sobre a práxis pedagógica alinhada ao uso das tecnologias digitais no ensino de História. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 19(37), 152–178. https://doi.org/10.30612/rehr.v19i37.17646