Revisitando a Lei 11645/2008

A Contribuição das Cosmologias Indígenas em Sala de Aula

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14849

Palabras clave:

Cosmologias, Indígenas, Educação básica, Sala de Aula

Resumen

A temática indígena em sala de aula efetivou-se como um campo do saber fundamental para o estabelecimento da sociedade plural. Através do presente artigo desejamos identificar os avanços conquistados até o presente e os desafios que ainda persistem.  Através de um estudo bibliográfico – livros, teses, dissertações e artigos – constatamos que, em que pesem os avanços persiste uma superficialidade na abordagem da temática em sala de aula, fruto do desconhecimento, mas fundamentalmente por receio de que a temática possa ser questionadora das próprias certezas epistêmicas estabelecidas na escola. Insistimos que para avançarmos no tema de efetivar o diálogo de saberes é fundamental que as cosmologias indígenas sejam as bases dos novos conteúdos, da mesma forma que os educadores devem estar preparados para conhecer a fundos as cosmologias da sociedade ocidental, evitando assim tomá-la como valor universal ou balizadora dos conhecimentos.

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Biografía del autor/a

Clovis Antonio Brighenti, UNILA

Professor de História. Trabalha com pesquisa, ensino e extensão com povos indígenas.

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Publicado

01/06/2022

Cómo citar

Brighenti, C. A. (2022). Revisitando a Lei 11645/2008: A Contribuição das Cosmologias Indígenas em Sala de Aula. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 16(31), 3–21. https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14849