Por uma Pedagogia feminista: possibilidades da produção de fontes digitais para o Ensino de História das mulheres

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12360

Palabras clave:

História das mulheres. Pedagogia feminista. Fontes digitais.

Resumen

Este  trabalho  propõe  uma  reflexão,  através  da  perspectiva  da  História  das Mulheres, sobre a potencialidade da produção de fontes feministas, sobretudo digitais, como possibilidades  para  o  ensino  e  pesquisa  de  História.  A  partir  da  análise  da  trajetória  e  da produção realizada pelo Laboratório de Estudos de Gênero e História da Universidade Federal de Santa Catarina (LEGH/UFSC), objetivamos articular estratégias para a construção de um ensino  de  História  capaz  de  validar  a  História  das  Mulheres  e  combater  silenciamentos históricos. No decorrer das discussões, foi possível perceber a importância da insistência em uma  pedagogia  feminista  para  combater  e  tensionar  os  contínuos  silenciamentos  das mulheres, destacando sua historicidade.

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Biografía del autor/a

Alina dos Santos Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestranda em História pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bolsista FAPESC/CAPES. Graduada do curso de Bacharelado e Licenciatura em História também pela UFSC. É vinculada ao Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH/UFSC) e integra o projeto Políticas da Emoção e do Gênero nas resistências às ditaduras no Cone Sul (CNPq) coordenado pela Profª Drª Cristina Scheibe Wolff. E-mail: alinanunes2@gmail.com

Lara Lucena Zacchi, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina e graduada do curso de Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É vinculada ao Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH/UFSC). Dedica-se à área dos estudos de gênero, história das mulheres e os estudos acerca da memória nos contextos das ditaduras militares do Cone Sul. E-mail: laralucenaz1@gmail.com

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Publicado

01/06/2020

Cómo citar

Nunes, A. dos S., & Zacchi, L. L. (2020). Por uma Pedagogia feminista: possibilidades da produção de fontes digitais para o Ensino de História das mulheres. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 14(27), 231–250. https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12360