Mulheres, educação não formal e o novo tradicional: feminino e feminismo nas enciclopédias da Abril Cultural (1967-1981)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v14i28.12137

Palabras clave:

Abril Cultural. Domesticidades. Modernização. Educação não formal. Feminismo.

Resumen

As enciclopédias da Abril Cultural abordaram assuntos voltados para a família, incluindo uma forma de educação não formal de mulheres. Buscaram conduzir o trabalho feminino no rol das domesticidades e na construção da “mulher moderna”, além de integrar sua leitora a questões como o feminismo. A partir do estudo dessas publicações, objetiva-se discutir, no âmbito da História das Mulheres e da História do Tempo Presente, o uso do conceito de modernidade a partir da apropriação de visões de mundo tradicionais pelas enciclopédias na educação feminina.

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Biografía del autor/a

Débora Pinguello Morgado, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)/Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutoranda em História - Programa de Pós-graduação em História - Departamento de História - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/PPGH - Brasil. Professora do Instituto de Artes e Design - UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF/IAD - Brasil. Juiz de Fora - MG - Brasil. E-mail: deborapmorgado@hotmail.com. Endereço: Rua Pasteur, 181, Apto 302, Centro, Juiz de Fora - MG. CEP: 36015-420. Telefone: (32) 99199-8840.

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Publicado

15/10/2020

Cómo citar

Morgado, D. P. (2020). Mulheres, educação não formal e o novo tradicional: feminino e feminismo nas enciclopédias da Abril Cultural (1967-1981). Revista Eletrônica História Em Reflexão, 14(28), 95–119. https://doi.org/10.30612/rehr.v14i28.12137