Elevar a educação: a gestação do campo histórico na universidade pública em Aquidauana (década de 1970)

Autores/as

  • Tiago Alinor Hoissa Benfica

Palabras clave:

Centro Pedagógico de Aquidauana. Campo histórico. Estudos Sociais.

Resumen

A implantação do campo histórico em Aquidauana na Universidade pública ocorreu junto às atividades do curso de Estudos Sociais, a partir da ativação do CPA, unidade da UEMT, no período em que houve a primeira grande expansão do ensino superior no Estado como parte de um conjunto de obras modernizadoras e, no âmbito nacional, as políticas públicas educacionais do contexto da Lei 5.692/71. Os Centros Pedagógicos da UEMT tinham o papel de garantir a existência de um quadro de professores formados dentro da legislação da época. Nesse contexto, o artigo aborda as forças e estratégias utilizadas na criação do CPA, a arregimentação de professores, os avanços e recuos do campo histórico em Aquidauana, tendo em vista o papel de iniciativa dos agentes do campo e a relação de dependência do campo histórico com a Instituição.

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Publicado

27/01/2015

Cómo citar

Benfica, T. A. H. (2015). Elevar a educação: a gestação do campo histórico na universidade pública em Aquidauana (década de 1970). Revista Eletrônica História Em Reflexão, 8(16). Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/historiaemreflexao/article/view/3817