Redes de conhecimento e representações: um estudo das coleções ornitológicas formadas por Emília Snethlage no Museu Paraense Emílio Goeldi entre 1905 e 1921

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v20i38.19057

Palabras clave:

Emília Snethlage, Amazônia, Coleções ornitológicas, Redes de conhecimento, Atores locais

Resumen

O objeto de estudo do presente artigo são as coleções ornitológicas do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), formadas pela cientista alemã Emília Snethlage entre 1905 e 1921. O objetivo principal foi investigar o projeto político do governo paraense que fundamentou a construção da coleção, a inserção dessas coleções no debate científico da ornitologia no início do século XX e as redes locais de conhecimento que atuaram no trabalho de campo da naturalista. A pesquisa está situada no campo da História das Ciências. As fontes utilizadas incluem os livros de tombo da ornitologia do MPEG, relatos de viagem de Emília, correspondências, periódicos de museus e jornais. Para a interpretação das fontes, foram mobilizados os conceitos de “redes de conhecimento” e “representação”. As informações sobre o acervo de aves estão registradas nas documentações, permitindo perceber a presença de diferentes sujeitos envolvidos no colecionamento, desde indígenas até cientistas. Além disso, a pesquisa evidenciou como essas coleções circularam em nível nacional e internacional, atravessando debates eminentemente científicos e as influências do contexto social e histórico. Portanto, o trabalho abordou a construção simbólica de sentidos sobre a coleção ornitológica e pretendeu evidenciar a participação dos atores locais na construção do conhecimento científico.

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Biografía del autor/a

Luiz Felipe Farias dos Santos, Universidade do Estado do Pará

Bolsista do Programa de Capacitação Institucional do Museu Paraense Emílio Goeldi (PCI/
MPEG). Licenciado em História pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). E-mail do autor:
luiz.fsantoshistoria@gmail.com

Nelson Rodrigues Sanjad, Museu Paraense Emílio Goeldi

Doutor em História das Ciências e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Pesquisador do Museu Goeldi, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Professor do Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade Federal do Pará, e do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural, Museu Goeldi. E-mail do autor: nsanjad@museu-goeldi.br

Lilian Bayma de Amorim, Museu Paraense Emílio Goeldi

Doutora em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Analista em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação/ Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). E-mail da autora: lilian@museu-goeldi.br

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Publicado

23/12/2024

Cómo citar

Santos, L. F. F. dos, Sanjad, N. R., & Amorim, L. B. de. (2024). Redes de conhecimento e representações: um estudo das coleções ornitológicas formadas por Emília Snethlage no Museu Paraense Emílio Goeldi entre 1905 e 1921. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 20(38), 131–160. https://doi.org/10.30612/rehr.v20i38.19057