Entre teses e dissertações: uma breve investigação sobre o ensino de história

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v21i40.18910

Palabras clave:

Estado do conhecimento, Educação, Banco de Teses e Dissertações da CAPES.

Resumen

Este trabalho tem o objetivo de apresentar a pesquisa realizada no Banco de Teses e Dissertações da CAPES sobre o ensino de História. A investigação aqui apresentada é uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica, considerando o procedimento usualmente denominado de “estado do conhecimento” que caracteriza-se pela investigação em repositórios utilizando descritores para mapear pesquisas sobre uma temática específica. Neste caso, o descritor de entrada foi “ensino de História”, as pesquisas selecionadas foram produzidas entre 2016 e 2021 e considerando os filtros aplicados, sete trabalhos foram selecionados sobre a temática. Sobre as pesquisas analisadas, ressalta-se que todas abordam a trajetória da História desde sua consolidação como uma disciplina escolar autônoma no Brasil, evidenciam as influências que ela recebeu da sociedade, além da preocupação com a utilização não reflexiva do livro didático. Por fim, cabe destacar a preocupação latente nas pesquisas com a implementação da BNCC e da Reforma do Ensino Médio, para os autores, essas propostas reafirmam um ensino excludente, conservador e ineficiente para as escolas atuais, não dialogando com o que os pesquisadores vêm defendendo na atualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jéferson Schneider Iéque, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul - Câmpus Pelotas)

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul – Câmpus Pelotas). Integrante do Grupo de Pesquisa História Educação e Docência (GPHEDo). E-mail: jeferson.ieque@gmail.com

Adriana Duarte Leon, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul – Câmpus Pelotas)

Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul – Câmpus Pelotas). Coordenadora do Grupo de Pesquisa História, Educação e Docência (GPHEDo). E-mail: adriana.adrileon@gmail.com

Citas

BARROS, José D’ Assunção. O que é uma escola na historiografia? – Um paralelo com a Filosofia. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 13, n. 18, p. 98-115, maio. 2012. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2012v13n18p98/4188. Acesso em: 14 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2012v13n18p98

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional - LDB. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9394.htm. Acesso em: 14 jul. 2021.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 1999. Disponível em: portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 03 jul. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília: MED; UNDIME; CONSED, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 02 out. 2021.

BRAZ, Andrielly Karolina Duarte. Leitura e ensino de História: concepções e práticas docentes e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. 2017. 324f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2017.

BRITO, Monique Alves. O currículo e a disciplina História no contexto da educação integral em tempo integral. 2018. 212f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Salvador, 2018.

IÉQUE, Jéferson Schneider. Ensino de História em tempo de pandemia: uma investigação sobre as aulas de História durante a pandemia da Covid-19 em um educandário da zona rural. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – Câmpus Pelotas, Pelotas, 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FREITAS, Aline Marques de. Concepções historiográficas e ensino de História: representações das práticas docentes (Caxias do Sul/RS, 1997-2019). 2020. 216f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2020.

MOROSINI, Marilia Costa. Estado do conhecimento e questões do campo específico. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, 2015. Disponível em https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822. Acesso em: 29 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644415822

MOROSINI, Marilia Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, p. 154-164, jul./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875

NUNES, Glaucia Lilian Portela. A (re)construção dos saberes históricos no ensino fundamental (séries finais): diálogos com professores iniciantes. 2019. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2019.

OLIVEIRA, Luthiane Miszak Valença de. O ensino de História nas políticas curriculares do Rio Grande do Sul: configurações e intencionalidades. 2016. 92f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, 2016.

PONTES, Carlos José de Farias. A prática pedagógica do professor de História: um estudo das percepções dos professores nas escolas públicas estaduais do Ensino Fundamental II de Rio Branco – Acre. 2017. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2017.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. História do ensino de história no Brasil: uma proposta de periodização. Revista História da Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 37, p. 73-91, maio/ago. 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/24245/pdf. Acesso em 14 dez. 2024.

SILVA, Fábio Alexandre da. Concepções da ditadura em livros de história: uma análise pela ótica da historiografia didática (1970-2020). 2024. 223f. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.

SOUZA, Kleber Luiz Gavião Machado de. Consensos e assimetrias nas políticas curriculares para a disciplina de História no ensino médio brasileiro (1998-2012). 2016. 244f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

Publicado

23/08/2025

Cómo citar

Iéque, J. S., & Leon, A. D. (2025). Entre teses e dissertações: uma breve investigação sobre o ensino de história. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 21(40), 329–353. https://doi.org/10.30612/rehr.v21i40.18910