Entre teses e dissertações: uma breve investigação sobre o ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v21i40.18910Palabras clave:
Estado do conhecimento, Educação, Banco de Teses e Dissertações da CAPES.Resumen
Este trabalho tem o objetivo de apresentar a pesquisa realizada no Banco de Teses e Dissertações da CAPES sobre o ensino de História. A investigação aqui apresentada é uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica, considerando o procedimento usualmente denominado de “estado do conhecimento” que caracteriza-se pela investigação em repositórios utilizando descritores para mapear pesquisas sobre uma temática específica. Neste caso, o descritor de entrada foi “ensino de História”, as pesquisas selecionadas foram produzidas entre 2016 e 2021 e considerando os filtros aplicados, sete trabalhos foram selecionados sobre a temática. Sobre as pesquisas analisadas, ressalta-se que todas abordam a trajetória da História desde sua consolidação como uma disciplina escolar autônoma no Brasil, evidenciam as influências que ela recebeu da sociedade, além da preocupação com a utilização não reflexiva do livro didático. Por fim, cabe destacar a preocupação latente nas pesquisas com a implementação da BNCC e da Reforma do Ensino Médio, para os autores, essas propostas reafirmam um ensino excludente, conservador e ineficiente para as escolas atuais, não dialogando com o que os pesquisadores vêm defendendo na atualidade.
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