Portal Clio HD: experiências na construção de um banco de dados para a preservação digital do passado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v19i37.17535

Palabras clave:

História Digital, Acervo Digital, Fontes Digitais, Ensino de História, Ciberespaço

Resumen

Este texto tem como objetivo apresentar os fundamentos teórico-metodológicos que embasam o projeto intitulado “Portal Clio HD – Acervo de fontes e objetos digitais para o ensino e a pesquisa em História” e esboçar o conjunto de dados já catalogados. Trata-se de uma iniciativa ancorada nos pressupostos da História Digital, cuja finalidade é constituir, de maneira dinâmica e permanente, um acervo de fontes históricas exclusivamente digitais, abordando diversos eixos temáticos, tornando-as disponíveis para a consulta pública. De modo mais específico, a proposta do Portal Clio HD é realizar a salvaguarda de documentos de origem exclusivamente digital, como publicações da imprensa online e narrativas veiculadas em blogs e redes sociais, como Facebook, X, Instagram e Youtube. O recorte temporal da coleta inicia-se em 2019 e não possui um limite final estabelecido. Atualmente, a coleta de fontes concentra-se nos seguintes eixos temáticos: direitos humanos, negacionismos históricos e científicos, educação e conflitos contemporâneos. O portal também disponibiliza diversos dossiês, artigos e livros que resultam das relações entre história e tecnologias digitais. Em suma, o projeto visa contribuir para o desenvolvimento da pesquisa histórica e do ensino de história, bem como para a formação professores-pesquisadores comprometidos com as diferentes questões que permeiam a contemporaneidade e que exigem análises e interpretações históricas.

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Biografía del autor/a

Wilian Junior Bonete, Universidade Federal de Pelotas

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na linha de pesquisa "Ensino de História, Memória e Patrimônio". Mestre em História Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEl), na linha de pesquisa História e Ensino. Graduado em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) com trabalho de conclusão de curso na área de Ensino de História.
Atua como docente no Ensino Superior; Ensino Médio e Ensino Fundamental, na cidade de Guarapuava, PR.

Maria Portilho Bagesteiro, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Graduada no curso de Licenciatura em História (UFPel), Mestranda em História e integrante do grupo de pesquisa HEDUCA - História e Educação: textos, escritas e leituras (CNPQ) coordenado pela Profa. Dra. Lisiane Sias Manke, integrante do projeto "Portal Clio HD - Acervo de Fontes e Objetos Digitais para o Ensino e a Pesquisa em História" coordenado pelo Prof. Dr. Wilian Junior Bonete e integrante do projeto de pesquisa "A construção do campo investigativo da Didática da História no Brasil: recepções, produções e abordagens". Possui interesse de pesquisa em temas relativos ao Ensino de História, História Digital, Usos do Passado e Negacionismos Históricos.

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Publicado

31/10/2024

Cómo citar

Bonete, W. J., & Bagesteiro, M. P. (2024). Portal Clio HD: experiências na construção de um banco de dados para a preservação digital do passado. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 19(37), 127–151. https://doi.org/10.30612/rehr.v19i37.17535