Portal Clio HD: experiências na construção de um banco de dados para a preservação digital do passado
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v19i37.17535Palabras clave:
História Digital, Acervo Digital, Fontes Digitais, Ensino de História, CiberespaçoResumen
Este texto tem como objetivo apresentar os fundamentos teórico-metodológicos que embasam o projeto intitulado “Portal Clio HD – Acervo de fontes e objetos digitais para o ensino e a pesquisa em História” e esboçar o conjunto de dados já catalogados. Trata-se de uma iniciativa ancorada nos pressupostos da História Digital, cuja finalidade é constituir, de maneira dinâmica e permanente, um acervo de fontes históricas exclusivamente digitais, abordando diversos eixos temáticos, tornando-as disponíveis para a consulta pública. De modo mais específico, a proposta do Portal Clio HD é realizar a salvaguarda de documentos de origem exclusivamente digital, como publicações da imprensa online e narrativas veiculadas em blogs e redes sociais, como Facebook, X, Instagram e Youtube. O recorte temporal da coleta inicia-se em 2019 e não possui um limite final estabelecido. Atualmente, a coleta de fontes concentra-se nos seguintes eixos temáticos: direitos humanos, negacionismos históricos e científicos, educação e conflitos contemporâneos. O portal também disponibiliza diversos dossiês, artigos e livros que resultam das relações entre história e tecnologias digitais. Em suma, o projeto visa contribuir para o desenvolvimento da pesquisa histórica e do ensino de história, bem como para a formação professores-pesquisadores comprometidos com as diferentes questões que permeiam a contemporaneidade e que exigem análises e interpretações históricas.
Descargas
Citas
BARROS, José D’Assunção (org,). História Digital: a historiografia diante dos recursos e demandas de um novo tempo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.
BLOC, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
BRIER, Steve. Historiadores e hipertexto: é mais do que uma moda? In: ROSENZWEIG, Roy. Clio Conectada: o futuro do passado na era digital. Editora Autêntica, 2022, p. 169-177.
CHANG, Fábio. Internet, fontes digitais e pesquisa histórica. In: BARROS, José d'Assunção (Org.). História Digital: a historiografia diante dos recursos e demandas de um novo tempo. Editora Vozes, 2022, p. 101-119.
CHARTIER, Roger. Novas tecnologias e a história da cultura escrita. Obra, leitura, memória e apagamento. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v.35, n.71, p.17-29, 2017. DOI: https://doi.org/10.34112/2317-0972a2017v35n71p17-29
COEHN, Daniel. Coletar história online. In: ROZENWEIG, Roy. Clio Conectada: futuro do passado na era digital. (org.). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2022, p.225-264.
CORREA, Luiz Otávio; ALMEIDA, Juniele Rabêlo. Rádio e ensino de História: práticas de história pública com audiografias coletivas. In: FERREIRA, Rodrigo de Almeida; HERMETO, Miriam. História Pública e Ensino de História (orgs.) São Paulo: Letra e Voz, 2021, p.69-90.
FRIGO, Denise. O legado digital na pesquisa histórica: reflexões sobre fontes digitais. AEDOS, v.13, n.30, p.42-53, jan-jun, 2022.
GALLINI, Stefania; NOIRET, Serge. La historia digital en la era del Web 2.0:
introducción al dossier Historia digital. Historia Critica, Bogotá, n. 43, p. 16-37, 2011. Disponível em: https://revistas.uniandes.edu.co/index.php/hiscrit/article/view/4227.
GONTIJO, Rebeca. Cultura histórica. In: OLIVEIRA, M.D.de; FERREIRA, M. de M. Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, 2019, p.66-71.
LACERDA, Danielle Christine Othon. Transformação digital e História: pensar no passado com tecnologias do presente. In: BARROS, José d'Assunção (Org.). História Digital: a historiografia diante dos recursos e demandas de um novo tempo. Editora Vozes, 2022, p. 253-280.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MAYNARD,Dilton Cândido Santos. Passado eletrônico: notas sobre história digital. Acervo, Rio de Janeiro, v. 29, n. 2, p. 103-116, jul./dez. 2016.
MILLIGAN, Ian. The transformation of historical reserach in the digital age. Cambridge: Cambridge Press University, 2022.
OWENS, Trevor. Digital Sources & Digital Archives: The Evidentiary Basis of Digital History. Disponível em: https://osf.io/preprints/socarxiv/t5rdy/.
PRADO, Giliard da Silva. Tempo & Argumento, Florianópolis, v. 13, n. 34, set./dez. 2021, p.1-35. DOI: https://doi.org/10.5965/2175180313342021e0201
ROZENWEIG, Roy. Clio Conectada: futuro do passado na era digital. (org.). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2022.
SZLACHTA JUNIOR, Arnaldo Martin; RAMOS, Márcia Elisa Teté. Narrativas históricas na tecnosfera: a responsabilidade de ensinar história através da internet. In: RODRIGUES JUNIOR, O.; FRONZA, M. Ensino de História e Internet: aprendizagens conectadas. São Paulo: Paruna Editora, 2021, p.13-35.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Eletrônica História em Reflexão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.