Axé, Babá! O Carnaval voltou para a casa!
Uma análise das temáticas do Carnaval do Rio entre 2017 e 2023 sob a ótica das religiões afro-brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v19i36.17509Palabras clave:
Religião. Umbanda. Escolas de samba. Carnaval. Desfile.Resumen
Este artículo tiene como objetivo mostrar que los desfiles de las escuelas de samba del Carnaval en la ciudad de Río de Janeiro volvieron a las religiones afrobrasileñas como tema de sus desfiles en los años 2022 y 2023, después de un período alejado del tema, a pesar de que los desfiles y las escuelas de samba tenían su origen en los terreiros cariocas y se vinculaban toda la musicalidad y la estética, como muestra el texto. El artículo muestra esta relación intrínseca entre estos elementos y detalla los desfiles del 2017 al 2023 a partir de las temáticas, cuantificando aquellos en los que están presentes directa e indirectamente la umbanda, el candomblé, sus deidades y sus simbologías. El artículo destaca el resultado del desfile de 2022, que retrata a Exu, la deidad más controvertida del panteón africano debido a todo el proceso de demonización de la entidad por otras religiones, especialmente el provocado por las iglesias neopentecostales. Y muestra cómo toda la construcción simbólica del desfile subvierte este orden y exalta las cualidades de Exu.
Descargas
Citas
Referências Bibliográfias
BIRMAN, Patrícia. Feitiçarias, territórios e resistências marginais. Mana, Rio de Janeiro, Volume 15, Número 2, Outubro de 2009.
GIRON, L. O etnógrafo enfarinhado: Gonçalves Dias na guerra contra o entrudo. Métis: história & cultura. América do Norte, 1, ago, 2011. P. 191-192.
GIUMBELLI, Emerson. Minorias religiosas. In: TEIXEIRA, Faustino & MENEZES, Renata (Orgs.). As religiões no Brasil: continuidades e rupturas. Petrópolis, Vozes, 2006. JUNIOR, Luiz Rufino Rodrigues. Pedagogias das Encruzilhadas. Revista Periferia, v.10, n.1, p. 71-88, Jan./Jun. 2018.
LUZ, Marco Aurélio e LAPASSADE, George. O segredo da macumba. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1972.
PIERUCCI, Antônio Flávio. “Bye bye, Brasil” – O declínio das religiões tradicionais no Censo 2000. Estudos Avançados. V. 18, nº 52, 2004, p. 17-29
PORTAL O GLOBO. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2023/02/capital-do-carnaval-rio-e-o-destino-mais-buscado-por-turistas-para-a-folia.ghtml.
PRANDI, Reginaldo. O que você precisa ler para saber quase tudo sobre as religiões afro-brasileiras. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais. BIB-ANPOCS, São Paulo, nº 63, 1º semestre de 2007, págs. 7-30.
PRANDI, Reginaldo. Exu, de mensageiro a diabo. Sincretismo católico e demonização do orixá Exu. Revista USP. São Paulo, 46-63, 2001.
REVISTA EXAME, 17 de junho de 2017. Disponível em: https://exame.com/brasil/rio-estuda-financiamento-privado-para-escolas-de-samba/.
SITE MUSEU AFRO BRASIL. Disponível em: http://www.museuafrobrasil.org.br/pesquisa/hist%C3%B3ria-e-mem%C3%B3ria/historia-e-memoria/2014/12/30/ismael-silva.
SITE PODER 360. Disponível em: https://www.poder360.com.br/brasil/carnaval-deve-movimentar-economia-do-rio-em-r-45-bilhoes/.
SITE RIO CARNAVAL. Disponível em: https://www.riocarnaval.org/pt/carnaval-do-rio/historia.
SOUZA, André Ricardo de; ABUMANSSUR, Edin Sued; LEITE JUNIOR, Jorge. Percursos do Diabo e seus papéis nas igrejas neopentecostais. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, v. 25, n. 53. Abril, 2019, p. 385-410.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Eletrônica História em Reflexão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.