A questão de gênero e as ações do PIBID-História da UFTM
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12329Palabras clave:
Gênero. PIBID. História. EducaçãoResumen
Este artigo se propõe apresentar uma discussão acerca de projetos de intervenção relacionados às questões de gênero, entremeados pelos debates sobre raça e racismo, que foram desenvolvidos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de História, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). As ações ocorreram com grupos distintos de bolsistas e estudantes, num período entre 2017 e 2019. Os projetos foram aplicados em escolas de educação básica do município de Uberaba-MG, apresentam como foco a formação de futuros(as) professores(as)-historiadores(as). Ocorreram concomitante a intensos confrontos relacionados ao trabalho com gênero nas escolas municipais de Uberaba. A partir de uma perspectiva interdisciplinare da compreensão de que os(as) professores(as) devem se formar aprendendo a fazer a correlação entre teoria e prática, o conceito de gênero pode ser trabalhado e os preconceitos e imprecisões sobre o tema acabaram servindo como catalisadores para maior participação dos(as) envolvidos(as).Descargas
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