The question of gender and the actions of UFTM's PIBID-History
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12329Keywords:
Gender. PIBID. Story. Education.Abstract
This article proposes to present a discussion about intervention projects related to gender issues, interspersed by the debates about race and racism, which were developed in the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching (PIBID), subproject of History, at the University Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). The actions took place with different groups of scholarship holders and students, in aperiod between 2017 and 2019. The projects were applied in basic education schools in the city of Uberaba-MG, focusing on the training of future teachers-historians (at). They occurred concurrently with intense confrontations related to gender work in municipal schools in Uberaba. From an interdisciplinary perspective and the understanding that teachers should be trained by learning to make the correlation between theory and practice, the concept of gender can be worked on and the prejudices and inaccuracies on the subject ended up serving as catalysts for greater participation of those involved.Downloads
References
BRASIL Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.
CASTRO, Ana Laura da Silva. Gênero e Educação: uma análise histórica do processo de aprovação da Emenda n. 83/2015 à Lei Orgânica do Município de Uberaba-MG. Uberaba: UFTM, 2019 (TCC - curso de História).
CRENSHAW, K. W. A Intersecionalidade na discriminação de raça e gênero. In: Cruzamento: raça e gênero. Brasília: Unifem, 2004. Disponível em: http://acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/09/Kimberle-Crenshaw.pdf - Acesso 14/06/2020.
FERREIRA, Camila Camargo; AGUIAR, Márcio Mucedula. “Ideologia de gênero”: pânicos morais, silêncios tagarelas e a (re)produção de normas binárias de gênero. Revista Ñanduty, v. 6, n. 8, p. 114-143, set. 2018. DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v6i8.8838 Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/nanduty/article/view/8838/4641. Acesso em: 09 jun. 2020.
FONSECA, Selva G. Didática e Prática de Ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. 8ª. ed. Campinas: Papirus, 2009.
GOMES, Nilma Lino. Desigualdades e diversidade na educação. Educ. Soc., Campinas , v. 33, n. 120, p. 687-693, set. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000300002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000300002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 jun. 2020.
LEWIS, Liana. SCOTT, Parry, QUADROS, Marion Teodósio de. Diversidade, Diferença desigualdade e educação. In: _____. (orgs). Gênero, diversidade e desigualdades na educação: interpretações e reflexões para a formação docente. Recife: Publicações Especiais do Programa de Pós-graduação em Antropologia/FAGES, Ed. UFPE, 2009.
LIMA, Aline Cristina da Silva. AZEVEDO, Crislane Barbosa. A interdisciplinaridade no Brasil e o ensino de História: um diálogo possível. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 2, n. 3, jul./dez. 2013.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. 8ª. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2003.
NETO, José Alves de Freitas. A transversalidade e a renovação no ensino de História. In: KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2016
PENNA, Fernando de Araújo; FERREIRA, Rodrigo de Almeida. O trabalho intelectual do professor de história e a construção da educação democrática: práticas de história pública frente à base nacional comum curricular e ao escola sem partido. In: MENESES, Sonia; ALMEIDA, Juniele Rabêlo de (org.). História pública em debate: Patrimônio, educação e mediações do passado. São Paulo: Letra e Voz, 2018. p. 109-127
PINSKY, C. B. Gênero. PINSKY, C. B. (org.). Novos temas nas aulas de História. São Paulo: Contexto, 2015.
ROCHA, I. P. SILVA, M. de S. PIBID História na UFTM: velhos e novos desafios na formação docente. BUENO, A. CAMPOS, C. E. CREMA, E. NETO, J. M. de S. In: Aprendendo História: Experiências. União da Vitória: Edições Especiais Sobre Ontens, 2019, pp. 160-164.
ROSA, Vanessa Peres. A Igualdade de Gênero sob a perspectiva de professore/as dos anos iniciais do ensino fundamental em três escolas da rede municipal de ensino de Uberaba-MG. Porto: ESE Politécnico do Porto, 2017 (Dissertação de Mestrado). Disponível em: https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/10718/1/DM_VanessaRosa_2017.pdf - Acesso em: 09/06/2020).
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.20, n.2, p. 71-99, jul./dez. 1995
SILVA, M. de S. COSTA, R. de F. OLIVEIRA, T. F. B. N de. Teoria e prática na formação de professores de História na UFTM: considerações sobre a contribuição do PIBID. In: FREIRE, D. de J. VIEIRA, R. F. HALLEY, T. (orgs). Formação inicial e continuada no contexto do PIBID-UFTM. São Paulo: Oitava Rima. Uberaba: UFTM, 2018, pp. 47-63.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.