Entre avanços e desafios: a representação de mulheres negras em dois livros didáticos de História do Ensino Fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12313

Palabras clave:

Livro didático. Ensino de História. Gênero. Raça. Interseccionalidade.

Resumen

Nas  últimas décadas,  a  História  e  o  ensino  de  história  têm  vivido  um processo  de  ampliação  de  seus  personagens  e  perspectivas.  Personagens  antes silenciados nas narrativas historiográficas e escolares, produzidas por muito tempo sob a égide de um projeto civilizacional branco, masculino e europeu, vêm ganhando cada vez  mais  destaque.  Em diálogo  com  essas  transformações,  o  objetivo  deste  artigo  é, em  uma  perspectiva  interseccional,  analisar  a  representação  individual  de  mulheres negras  em  dois  livros  de  História  do  Ensino  Fundamental  II,  além  de  examinar  a presença e a abordagem de discussões sobre hierarquias e resistências caracterizadas pelas categorias de gênero e raça.

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Publicado

01/06/2020

Cómo citar

Souza, C. M. (2020). Entre avanços e desafios: a representação de mulheres negras em dois livros didáticos de História do Ensino Fundamental. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 14(27), 127–152. https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12313