Relações de gênero através de oficinas temáticas: usos e abusos da História

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12298

Palabras clave:

História. Pedagogia. Relações de gênero. Oficinas temáticas. Educação.

Resumen

O  presente  artigo  busca  relacionar  a  importância  da  experiência  de  três  oficinas temáticas relacionadas aos  Estudos  de gênero com  o  ensino  de  História  nas  escolas brasileiras.  Todas  as  oficinas  foram  realizadas  em  2018  dentro  do  eixo  temático "Educação  e  Diversidade"  e  tiveram  algum  aspecto  relacionado  com  as  questões  de gênero na Educação:  "Literatura de Cordel", "Leodegária de Jesus e Poesia Visual" e "Educação  Holística:  Gênero,  Educação  e  Diversidade".  Descrever  e  analisar  a experiência pessoal docente, a fim de compreender a experiência cultural relacionada dialogicamente às contribuições das análises de Gênero, implica em contribuir para a interdisciplinaridade necessária entre os campos da História e da Pedagogia e construir um  espaço  escolar  que  trilhe  possibilidades  de  se  tornarem  espaços  com  maior equidade de gênero.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Carolina Eiras Coelho Soares, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás. Doutora, Mestra e Licenciada/Bacharel em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, possui especialização em Psicopedagogia pela UCAM/RJ e realizou estágio de pós-doutoramento entre 2015/2017 em Antropologia no DAN/UNB com apoio FAPEG/CAPES. Atualmente está Coordenadora do GT Regional de Gênero da ANPUH (Associação Nacional de História) – Goiás; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero/FH-UFG/CNPq. Possui experiência na área de História, com ênfase em estudos sobre a imprensa, literatura, feminismos e sexualidades, atuando principalmente nos seguintes temas: história cultural, gênero, mulheres, violência, literatura, sexualidades, século XIX e XX, José de Alencar e Brasil. Mãe de duas crianças, esteve em licença maternidade em 2011 e 2017/2018.

Suellen Resende de Peixoto, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutoranda em História pelo PPGH da UFG. Mestre em História pela UFG na linha de pesquisa Fronteiras, Interculturalidades e Ensino de História.Pesquisadora no Grupo de Extensão e Pesquisa em Estudos de Gênero- UFG (GEPEG). Especialista em História Cultural pela UFG. Aperfeiçoamento em História Indígena pela UFSJ. Graduada em História e Pedagogia. Atualmente é docente convidada na UEG Campus Itaberaí, na Pós Graduação em Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais: Currículo, Diversidade e Tecnologias ministrando no módulo de Gênero e Diversidade do curso de Pedagogia. Atuou como Docente na Graduação de Pedagogia da Fan Padrão.Docente de História Étnico- racial da Faculdade Suldamérica para o curso de Administração e Ciências Contábeis.Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Suldamérica. Experiências na área de Pedagogia (Alfabetização e Letramento, Metodologias Ativas, Planejamento e Avaliação, Políticas Educacionais, Metodologia do Ensino de História, História da Educação I e II). No Ensino Médio, atuou com as disciplinas: Geopolítica, Sociologia e Filosofia. Atualmente é Docente no Colégio de Aplicação Alfredo Nasser no Ensino Fundamental II fase.

Citas

AUAD, Daniela. Feminismo: que história é essa? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

AUAD, Daniela. Educar Meninos e Meninas: Relações de Gênero na Escola. São Paulo: Contexto, 2006.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

BRITZMAN, Deborah. Curiosidade, sexualidade e Currículo. In: LOURO, Guacira Lopes (ORG.) O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

CABRINI, Conceição; CIAMPI, Helenice; VIEIRA, M. do Pilar; PEIXOTO, M. do Rosário; BORGES, Vavy Pacheco. O ensino de História: revisão urgente. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. Hollanda, Heloisa Buarque(Org.). Pensamento Feminista –conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019, p. 313-321.

CARVALHO, Marília Pinto. Gênero na sala de aula: a questão do desempenho escolar. In: CANDAU, Vera Maria., MOREIRA, Antônio Flávio. Multiculturalismo. 4ªed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

CARVALHO, Marília Pinto. Vozes Masculinas Numa Profissão Feminina: o que têm a dizer os professores/as? 1998. Disponível em: http://lasa.international.pitt.edu/LASA98/PintodeCarvalho.pdf. Acesso em 20 de Maio de 2020.

CONNEL, Raewyn. Gênero em termos reais. São Paulo: Nverso, 2016.

CREMA, Roberto. Visão Holísitica em Psicologia e Educação. São Paulo – SP: Summus, 1991.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 8. Ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2003.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Ed. Loyola, 1996.

LOURO, Guacira Lopes. Um Corpo Estranho – Ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In LOURO, Guacira Lopes (ORG.) O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

MENDES, Simone. Entre o factual e o ficcional: a construção (pré)discursiva do ethos em um cordel de acontecimento. Entrepalavras, Fortaleza, ano 2, v. 2, n. esp., p. 83-97, jan./jul. 2012.

MENEZES, Philadelpho. Roteiro de leitura: poesia concreta e visual. São Paulo: Editora Ática, 1998.

MONTEIRO, Ana Maria F. C. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.

PARKER, Richard G. Corpos, prazeres e paixões: a cultura sexual no Brasil contemporâneo. São Paulo: Best-Seller/Abril Cultural, 1991.

PAVIANI, Neires Maria Soldatelli & FONTANA, Niura Maria. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. In: Conjectura, Caxias do Sul, v. 14, n. 2, p.77-88, maio/ago. 2009.

PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2007.

REZENDE, Suelen Peixoto de. Mulheres nos livros didáticos de história: Discurso androcêntrico em salas de aulas goianas entre 2008-2013. Dissertação de mestrado defendida no PPGH/UFG. 2018. https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9320 Acesso em 20 de Maio de 2020

REZENDE, Tânia Ferreira. A semiótica dos corpos na literatura goiana: o corpo negro de Leodegária de Jesus. Revista Plurais – Virtual, v. 8, n. 1, p. 131-159, jan./abr. 2018. https:// www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/9177 Acesso em 20 de Maio de 2020

SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, vol. 16, no 2, Porto Alegre, jul./dez. 1990.

SCOTT, Joan W. Os usos e abusos do gênero. Traduzido por Ana Carolina Eiras Coelho Soares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, 45, 2014. https://revistas.pucsp.br/revph/article/view/15018 Acesso em junho de 2020

SILVA, Tânia Maria Gomes da. Trajetória da Historiografia das Mulheres no Brasil. Rev. Politeia, Vitória da Conquista, v. 8, n.1, p. 223-231, 2008.

SIMPATIA, Tião, A lei Maria da Penha em Cordel. Texto Tião Simpatia; lustrações Meg Banhos. Fortaleza. Armazém da Cultura, 2011.

SOARES, Ana Carolina Eiras Coelho. (2015) Feminilidade. IN: COLLING, Ana Maria; TEDESCHI, Losandro A. Dicionário Crítico de Gênero. Dourados: EdUFGD.

VEIGA, Ilma Passos Alencar. Licenciatura em pedagogia: Realidades, Incertezas, Utopias. Campinas, São Paulo: Papirus, 1997.

YUS, Rafael. Educação Integral: uma educação holística para o século XXI. Trad. Daisy Vaz de Moraes. – Porto Alegre: Artmed, 2002.

Publicado

01/06/2020

Cómo citar

Soares, A. C. E. C., & Peixoto, S. R. de. (2020). Relações de gênero através de oficinas temáticas: usos e abusos da História. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 14(27), 55–79. https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12298