"Por serem ignorantes e não saberem o que fazem"

A Escola Ibérica da Paz e o debate sobre a ignorância (in)vencível nas Universidades de Coimbra e Évora (séculos XVI e XVII)

Authors

  • Matheus Antônio da Silva Sousa Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v19i36.18104

Keywords:

Escola Ibérica da Paz. São Tomás de Aquino. Ignorância (in)vencível. Novo Mundo.

Abstract

O artigo analisa o debate sobre o conceito tomista de ignorância (in)vencível entre os autores da Escola Ibérica da Paz, com ênfase nos catedráticos que atuaram nas Universidades de Coimbra e Évora ao longo da segunda metade do século XVI e primeiros anos do século XVII. Tema há muito debatido no âmbito do pensamento teológico cristão, a possibilidade de a ignorância acerca do pecado ilibar de culpa o pecador voltou à tona no contexto do contado entre o ocidente europeu e os povos do Novo Mundo, quando tornou-se indispensável examinar o grau de responsabilidade ou não do indígena perante o seu total desconhecimento da fé cristã, bem como aferir se a inocência presumida dos índios, oriunda de uma “ignorância invencível” de Deus, seria capaz de escusá-los dos “pecados” cometidos. Desse modo, serão analisados os tratados de autores que, embora não estivessem lidando diretamente com o tema, contribuíram para a afirmação do princípio de que, por um lado, a ignorância, quando invencível, escusa totalmente o pecado, mas, por outro, quando intencional ou facilmente refutável, não isenta de culpa o sujeito.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AQUINO, Tomás de. Suma teológica. São Paulo: Edições Loyola, 2001, vol. III.

______. Suma teológica. São Paulo: Edições Loyola, 2005, vol. IV.

CALAFATE, Pedro. Escola Ibérica da Paz. A consciência crítica da conquista e colonização da América. Santander: Ed. Universidad de Cantabria, 2014.

______. A Escola Ibérica da Paz nas Universidades de Coimbra e Évora (século XVI e XVII). Lisboa: Almedina, 2015, vols. I e II.

CISNEROS, Gerardo Lara. ¿Ignorancia invencible?: superstición e idolatría ante el Provisorato de Indios y Chinos del Arzobispado de México en el siglo XVIII. México: Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones Históricas, 2014.

DOMINGOS, Antônio de S. Acerca da Guerra - Questão 40. In CALAFATE, Pedro (org.). A Escola Ibérica da Paz nas Universidades de Coimbra e Évora (século XVI). Lisboa: Almedina, 2015, vol. I.

DUVE, Thomas. La Escuela de Salamanca: ¿un caso de producción global de conocimiento? Consideraciones introductorias desde una perspective historico jurídica y de la historia del conocimiento. Max Planck Institute for European Legal History. Working Paper Series No. 2018- 02, p.1-32.

EGÍO, José Luis. La consolidación del estatuto teológico-político del pagano amerindio en los maestros' salmantinos'y sus discípulos novohispanos (1512-1593). Max Planck Institute for European Legal History. The School of Salamanca Working Paper Series 2015-01, p.3-68.

FELDMAN, Sergio Alberto. Isidoro de Sevilha e o rei Sisebuto: a conversão dos judeus no reino Visigótico. Brathair – Revista de estudos celtas e germânicos, v. 13, n. 2, 2013.

FOURNEAU, João Pedro. Theses theologicae de peccatis ignorantiae et potissimum ignorantiae juris naturae - Teses teológicas sobre os pecados da ignorância e sobretudo da ignorância do direito natural. Tratado defendido como tese por João Pedro Fourneau no Colégio do Papa Alexandre VI. Lovaina, 1683.

LAEMERS, Joroen Joseph. Invincible ignorance and the discovery of the Americas: the history of an idea from Scotus to Suárez. PhD (Doctor of Philosophy) Thesis, University of Iowa, 2011.

LOUREIRO, Sílvia Maria da Silveira. A Reconstrução da Subjetividade Coletiva dos Povos Indígenas no Direito Internacional dos Direitos Humanos: O Resgate do Pensamento da Escola Ibérica da Paz (Séculos XVI e XVII) em Prol de um novo Jus Gentium para o século XXI. Tese (Doutorado), Programa de Pós-graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2015.

MOLINA, Luís. Da Fé: Se os infiéis devem ser forçados a abraçar a fé. In CALAFATE, Pedro (org.). A Escola Ibérica da Paz nas Universidades de Coimbra e Évora (século XVI). Lisboa: Almedina, 2015, vol. I

PÉREZ, Fernando. Sobre a Matéria da Guerra (1588). In CALAFATE, Pedro (org.). A Escola Ibérica da Paz nas Universidades de Coimbra e Évora (século XVI). Lisboa: Almedina, 2015, vol. I.

REBELO, Fernão. Sobre as Obrigações da Justiça, Religião e Caridade (1608). In CALAFATE, Pedro (org.). A Escola Ibérica da Paz nas Universidades de Coimbra e Évora (século XVI e XVII). Lisboa: Almedina, 2015, vol. II.

RESENDE, Maria Leônia Chaves de. “Da ignorância e da rusticidade”: os indígenas e a Inquisição na América portuguesa (séculos XVI-XIX) In: DOMINGUES, Ângela; RESENDE, Maria Leônia Chaves de.; CARDIM, Pedro. Os Indígenas e as Justiças no Mundo Ibero-Americano (Sécs. XVI-XIX). Lisboa: Centro de História da Universidade de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades (NOVA FCSH-UAc), UFSJ, 2019.

SANTOS, Pedro Ricardo da Silva. Sobre o direito de guerra. Estudo introdutório e tradução comentada da Relectio de iure belli de Francisco de Vitória. Dissertação de Mestrado em Estudos Clássicos. Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2016.

SIMÕES, Pedro. Notas sobre a matéria da guerra (1575). In CALAFATE, Pedro (org.). A Escola Ibérica da Paz nas Universidades de Coimbra e Évora (século XVI). Lisboa: Almedina, 2015, vol. I.

SIMONI, Carolina Bassi. A Escola Ibérica da Paz e o conceito de “Guerra Justa”. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em História), Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São João del-Rei. São João del-Rei, 2021.

TOSTE, Marco. Invincible Ignorance and the Americas: Why and How the Salamancan Theologians Made Use of a Medieval Notion. Rechtsgeschichte-Legal History, n. 26, p. 284-297, 2018.

VITÓRIA, Francisco de. Relectiones: sobre os índios e sobre o poder civil. Organização e apresentação de José Carlos Brandi Aleixo. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2016.

Published

12/09/2024

How to Cite

Antônio da Silva Sousa, M. (2024). "Por serem ignorantes e não saberem o que fazem": A Escola Ibérica da Paz e o debate sobre a ignorância (in)vencível nas Universidades de Coimbra e Évora (séculos XVI e XVII) . Revista Eletrônica História Em Reflexão, 19(36), 126–152. https://doi.org/10.30612/rehr.v19i36.18104