Apresentação - Segundo volume do Dossiê “A pluralidade na História das Ciências no Brasil - Instituições, sujeitos e saberes”
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v21i39.20075Palabras clave:
Apresentação, Dossiê temáticoResumen
É com grande satisfação que anunciamos o lançamento do segundo volume do Dossiê Temático “A pluralidade na História das Ciências no Brasil: Instituições, sujeitos e circulação de saberes”. A publicação deste número suplementar foi motivada pela aderência da comunidade acadêmica ao dossiê, tendo sido enviada uma quantidade expressiva de trabalhos engajados com a proposta. A edição foi respaldada pela equipe da Revista Eletrônica História em Reflexão, que sugeriu esta publicação especial. Neste volume, apresentam-se novamente trabalhos na área de história da Medicina e da saúde, profissionalização da mulher e sua agência nos ofícios do ramo da assistência à saúde, teorias e propostas de intervenção nas esferas social e legal preconizadas por médicos, processo de desinstitucionalização da loucura enquanto processo descontínuo promovido por diferentes sujeitos, debates sobre história ambiental. Apresentam-se trabalhos que destacam as potencialidades dos acervos brasileiros, estudos que analisam historicamente como os laboratórios de radioisótopos foram inseridos na agenda de pesquisa brasileira e publicações sobre as dinâmicas de circulação de conhecimento e suas assimetrias, abordando tanto saberes elaborados na Europa quanto conhecimentos tradicionais.
Descargas
Citas
-
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Eletrônica História em Reflexão

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
