Sociabilidades, subjetividades e representações de gênero na imprensa dos anos 20
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v14i28.12071Palavras-chave:
Mulheres. Gênero. Revistas. Jornais. Recife.Resumo
A cidade de Recife dos anos 1920 acompanhou a divulgação em jornais e revistas de modos e modelos a serem seguidos por homens e mulheres. No entanto, a década de 20 ocasionou uma profunda transformação na maneira de como as mulheres e homens se comportavam e/ou adquiriam novos costumes. Enquanto os homens procuravam assegurar a sua condição de chefe de família, a mulher ia gradativamente assumindo um papel de independência em relação aos costumes dominante. Agora ela ocupava espaços de trabalho e deixava, em alguns casos o lar e o cuidar dos filhos para os homens. O objetivo deste artigo é apresentar o quanto os jornais e revistas do Recife construíram modelos de mulheres a partir da escrita dos homens, que ocupavam as suas redações.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE Jr., Durval Muniz. Nordestino: Uma invenção do falo - Uma História do Gênero masculino (Nordeste – 1920/1940). Maceió: Edições Catavento, 2003.
BORBA, Francisco S. (org.). Dicionário UNESP do Português Contemporâneo. Curitiba: PIÁ, 2011.
BUITONI, DULCÍLIA. Mulher de Papel: a representação da mulher pela imprensa feminina brasileira. São Paulo: Edições Loyola, 1981.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CASTELO BRANCO, Pedro Vilarinho. Mulheres Plurais: a condição feminina em Teresina na primeira república. Teresina: FCMC, 1996
CERTEAU, Michel. A Escrita da História. 2ªed. RJ: Forense Universitária, 2002.
CHARTIER, Roger. A História Cultural. Entre práticas e Representações. Lisboa: Difel, 1988.
COSTA, Jurandir Freire. Ordem Médica e Norma Familiar. 5 ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2004.
COTT, Nancy. A Mulher Moderna: o estilo americano dos anos vinte. In: THÉBAUD, Françoise. (dir.) História das Mulheres no Ocidente. Vol. 5. Porto: Edições Afrontamento, 1991.
DEL PRIORE, Mary. História do Amor no Brasil. São Paulo: Contexto, 2005.
FOUCAULT, M. “Poder e Saber”. In: Ditos e Escritos. Vol. IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
FUNCK, Suzana Bornéo; WIDHOLZER, Nara. Gênero em Discursos da Mídia. Santa Catarina: Editora Mulheres, 2005.
MALUF, Marina & MOTT, Maria Lúcia. Recônditos do mundo feminino. In: SEVCENKO, Nicolau. (org.) História da Vida Privada no Brasil. Vol.3. São Paulo: Companhia das Letras.1998.
MARTÍN, Marcia Castillo. “De corzas, climas, vegetales y otras feminidades: Ortega y Gasset y la idea de feminidad em los años veinte”. In: Separata de la Revista de literatura y cultura España Contemporânea. Tomo XVI, n°. 1. 2003.
NASCIMENTO, Luís. História da Imprensa de Pernambuco. Vol. VIII. Recife: Editora Universitária, 1982.
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. Façamos a família à nossa imagem: a construção de conceitos de família no Recife Moderno (1920-1930). Tese Doutorado em História. Recife: UFPE, 2002.
PERROT, Michelle. Os excluídos da História: operários, mulheres e prisioneiros. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
PINTO, Estevão. História de uma estrada-de-ferro do Nordeste. Rio de Janeiro: José Olympio, 1949.
REZENDE, Antônio Paulo. (Des) encantos modernos: histórias da cidade do Recife na década de vinte. Recife: FUNDARPE, 1997.
SCOTT, Joan. Gênero: Uma categoria útil de análise histórica. Recife: S.O.S Corpo, 2000.
SILVA, Alômia Abrantes da. As escritas femininas e os femininos inscritos: imagens de mulheres na imprensa paraybana dos anos 20. Recife, Dissertação (Mestrado em História), UFPE, 2000.
SOUZA BARROS, M. A década de vinte em Pernambuco (uma interpretação). Recife: FCCR, 1985.
VEYNE, Paul. Foucault Revoluciona a História. 4 ed. Brasília. Ed. Universidade de Brasília, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Raimundo Nonato de Castro, Natália Conceição Silva Barros Cavalcanti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
