O cinema e a geografia num percurso de dor: a Via Crucis de Dora em Central do Brasil

Autores

  • Wenceslao Machado de Oliveira Jr. Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Imagem. Cinema. Percurso. Dor. Via Crucis.

Resumo

Como forma de melhor focar a questão imagética, tanto em pinturas, fotografias quanto cinematográficas, optou-se aqui trabalhar a partir da forte semelhança formal e de sentido entre as imagens das Pietás cristãs e a cena de Dora ao colo de Josué no filme Central do Brasil. Destas interações e mútuas interpretações, buscou-se descobrir uma possível geografia a partir de outras marcas da presença de uma narrativa bíblica submersa nesta narrativa dramática do cinema. A intenção é apresentar os momentos do filme em que o drama da personagem Dora atualiza e refaz a paixão de Cristo, lembrada na e pelas estações que compõem a Via Crucis. Neste movimento de pesquisa e interpretação, serão levadas em consideração tanto as semelhanças formais das imagens do filme com a narrativa da Via Crucis presente em nossa cultura, bem como as interpenetrações de sentido existentes entre cada estação desta narrativa cristã e os momentos vividos pela personagem em sua viagem – seu percurso – em direção a busca de sentido, de orientação e localização na vida a partir do sertão brasileiro, enquanto local de identidade possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-03-18

Como Citar

Oliveira Jr., W. M. de. (2010). O cinema e a geografia num percurso de dor: a Via Crucis de Dora em Central do Brasil. ENTRE-LUGAR, 1(1), 33–48. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/611

Edição

Seção

Artigos