Planejamento participativo, o estatuto das cidades e a gestão urbana: algumas notas
DOI:
https://doi.org/10.30612/rel.v15i29.18707Palavras-chave:
Cidade, Gestão urbana, Conflitos urbanos, Movimentos Sociais, Participação PopularResumo
O texto discute a cidade e os problemas urbanos num contexto de crescimento demográfico marcado por sucessivos deslocamentos da população do campo para a cidade. Objetiva expor a dimensão dos conflitos e a incessante luta dos movimentos sociais por uma gestão urbana democrática. Reforma Urbana, Planejamento Participativo, Estatuto da Cidade remetem às lutas contidas na pauta política dos movimentos sociais que emergiram dentre os vários modos de perspectivas de gestão democrática da cidade e vinculam-se às relações antagônicas e contraditórias das classes sociais no contexto das relações capitalistas de produção. A participação popular na história recente da sociedade brasileira deu-se de forma compulsória. Era a sociedade reclamando direitos num contexto autoritário imposto pelo golpe de 1964. O forte caráter reivindicatório dos movimentos pautados no quadro de extrema carência, alcançou formas mais avançadas com greves e outras formas de pressão pela abertura de canais de interlocução para registro e negociação de seus anseios.
Downloads
Referências
CLAVAL, P. La théorie des villes. Revue Geographique de L’Est, v. 1, n. 2, p. 3-56, 1968. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/rgest_0035- 3213_1968_num_8_1_2008. Acesso em 20/05/2024;
ELIAS, Denise. Uma radiografia das “cidades do agronegócio. Outras Palavras, 2022, Disponível em: https://outraspalavras.net/cidadesemtranse/uma-radiografia-das-cidades- do-agronegocio/. Acesso em 20/05/2024.
GUATTARI, Félix. Revolução Molecular: pulsações políticas do desejo. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.
LACLAU, Ernesto. Os novos movimentos sociais e a pluralidade do social. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 2, vol. 1, 1986.
RONCAYOLO, Marcel. La ville et ses territoires. Paria : Editions Gallimard, 1990, 280p.
SANTOS, A. A. de O; MIRANDA, L de A. Planejamento urbano participativo e a efetividade do direito à cidade sustentável: a contribuição de Philip Pettit e Jürgen Habermas, p. 1356. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/bh/anderson_avelino_ de_oliveira_santos.pdf. Acesso em 20/05/2024.
SILVA, J. B. da. O estatuto da cidade e a reforma urbana no Brasil. Revista GEOUSP, n. 10, p. 9-26, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).