O Ensino de Geografia na relação entre cinema e questão ambiental
DOI:
https://doi.org/10.30612/el.v8i15.6638Palabras clave:
Geografia. Ensino. Questão Ambiental. Cinema. Pensamento.Resumen
Este trabalho se trata de um exercício de releitura do nosso trabalho de dissertação “Imagem e Linguagem Geográfica: A Questão Ambiental no Cinema Atual” buscando agenciar dele aspectos que nos permitem pensar o ensino de Geografia. Pensar a questão ambiental no âmbito do ensino de Geografia é refletir sobre como podemos criar estratégias para que de fato haja espaço de pensamento e criatividade em sala de aula, o que potencializa geografias e ecologias da cotidianeidade.Descargas
Citas
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia, vol. 5. São Paulo, ed. 34, 1997.
______. O que é filosofi a? Rio de Janeiro: ed. 34, 1992.
GALLO, Sílvio; FIGUEIREDO Gláucia Maria. Entre maioridade e menoridade: as regiões de fronteira no cotidiano escolar. APRENDER - Cad. de Filosofia e Psicologia da Educação, Vitória da Conquista, Ano IX, n. 14, pp. 25-51, 2015.
______. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
GODOY, Ana. A menor das ecologias. São Paulo: Edusp, 2008.
GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas: Ed. Papirus, 1990.
PIMENTA, Thiago A. de S. Imagem e Linguagem Geográfica: A Questão Ambiental no Cinema Atual. Dourados: UFGD, 2014.
SALVIA, A. L. Introdução ao estudo dos regimes de imagens nos livros cinema de Gilles Deleuze. Dissertação, Campinas: UNICAMP, 2006.
SANTOS, Douglas. A Geograficidade da Escola e o Ensino de Geografia. Revista Tamoios, São Gonçalo, ano 10, n. 1, pp. 17-29, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).