Cartografia social dos povos e comunidades tradicionais no Paraná: novas perspectivas temáticas
Palabras clave:
Cartografia Social. Metodologias da Cartografia. Comunidades Tradicionais. Sabedoria popular. Mapeamento social.Resumen
As formas de representações cartográficas é uma importante ferramenta para analisar e compreender como se dá a relação entre espaço e sociedade. Contudo, determinadas metodologias clássicas de mapeamentos não contemplam de forma relevante os aspectos sociais do espaço, ou seja, são representações produzidas enfatizando os elementos físicos, políticos, econômicos, climáticos do espaço. A proposta da Nova Cartografia Social dos Povos e Comunidades Tradicionais no Paraná é a elaboração de material cartográfico com a ênfase nos protagonistas dessa construção, ou seja, os indivíduos pertencentes a esses povos e comunidades, especificando o seu modo de vida cultural, social, sua identidade étnica e coletiva e a delimitação de seu território. Objetiva-se assim, entender e discutir como esta nova metodologia de mapeamento emerge no campo da cartografia, como esta se legitima, e que papel assumirá junto aos povos incluídos nos processos de produção de mapas. O trabalho em questão visa demonstrar como estas novas formas de mapeamento e uso de tecnologias de informação espacial vêm contribuindo na luta social, política e territorial dos povos e comunidades tradicionais, a partir da relação vivenciada entre pesquisadores e comunidades.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-06-21
Cómo citar
Pussinini, N., Pidorodeski, A., & Toledo, B. H. C. (2012). Cartografia social dos povos e comunidades tradicionais no Paraná: novas perspectivas temáticas. ENTRE-LUGAR, 3(5), 19–36. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/2440
Número
Sección
Artículos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).