Atuação do conselho municipal de turismo de Dourados/MS, entre os anos de 2004 e 2012.
Palabras clave:
Instância de governança. Conselho municipal de turismo. Dourados.Resumen
Este trabalho objetivou dar continuidade ao processo de resgate histórico do Conselho Municipal de Turismo de Dourados – COMTUR, levantar suas principais ações entre os anos de 2004 e 2012, e fazer uma discussão sobre sua atuação e contribuição para o desenvolvimento do turismo no município. Pretendeu ainda falar sobre instâncias de governança e de como o conselho municipal de turismo se enquadra em suas ações. A metodologia do trabalho foi organizada através do referencial teórico, pesquisas em atas de reuniões do conselho, sendo identificadas as ações mais importantes em que o conselho esteve envolvido. O estudo resultou na identificação das ações realizadas pelo conselho e pelo poder publico referentes ao desenvolvimento do turismo para a cidade de Dourados. Este trabalho também mostra grande atuação da Prefeitura Municipal de Dourados e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, nas atividades do conselho.Descargas
Citas
BRASIL. MINISTÉRIO DO TURISMO. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. Programa de Regionalização do Turismo. Módulo Operacional 3: Institucionalização das Instâncias de Governança Regional. Brasília, 2007.
BRASIL. Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre a Política Nacional de Turismo.
CERQUEIRA, R.R. As Instâncias de Governança de Turismo no Brasil. In: ZAPATA, T. Desenvolvimento local e a nova governança, 201-229. Recife: IADH, 2009.
DOURADOS. Decreto 634 de 05 de Março de 2012. Homologa o Regimento Interno do Conselho Municipal de Turismo 2012
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/dourados/panorama. Acesso em Jan 2018.
LAGE, B. H. G; MILONE, P. C. Economia do Turismo. São Paulo: Editora Atlas, 2001.
PETROCCHI, M. Turismo, Planejamento e Gestão. São Paulo: Futura, 2001.
MOLINA, S.; ROBRIGUES, S. Turismo: Planejamento Integral. Bauru: EDUSC, 2001.
RUSCHMANN, D.V. M. Turismo e Planejamento sustentável: a proteção do meio ambiente. Campinas, 1997.
PARANÁ. Secretaria de Turismo do Estado do Paraná (2009). Orientações Práticas Às Instâncias De Governança De Turismo Do Paraná. Recuperado de <http://www.turismo.pr.gov.br/arquivos/File/CartilhaInstanciasdeGov.pdf>.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS), 1999. Regimento Interno Do Conselho Municipal De Turismo De Dourados-MS. Recuperado de .
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).