Metodologia para validação de dados trmm para Uberaba (MG)
DOI:
https://doi.org/10.30612/el.v8i16.8084Palabras clave:
Precipitações. Testes estatísticos. Box plot. Triângulo Mineiro. Satélites.Resumen
Estimativas de chuvas feitas por satélites têm contribuído para ampliar a cobertura de dados climatológicos em países de dimensões continentais como o Brasil. No entanto, a precisão de seus dados ainda é questionável quando comparados aos dados coletados em superfície. O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade dos dados estimados pelo satélite TRMM para Uberaba (MG) a partir de dados observados em superfície. A aplicação da estatística descritiva (Média, Mediana, Amplitude, Desvio Padrão e Coeficiente de Variação) e análise Box Plot em ambos os conjuntos de dados demonstrou forte similaridade. A Correlação de Pearson demonstrou que ambos os conjuntos de dados apresentam elevado nível de similaridade (R²=0,994). O Teste t de Student demonstrou que ambos os conjuntos de dados são, estatisticamente, homogêneos. Sendo assim, os resultados demonstraram excelente qualidade dos dados estimados pelo TRMM para Uberaba (MG) quando comparados aos dados observados.Descargas
Citas
ANJOS, R.; CANDEIAS, A.L.B.; NÓBREGA, R.S. Caracterização das chuvas através do satélite TRMM em Petrolândia-PE. Revista Brasileira de Climatologia. V.18, jan/jun., 2016. Disponível em: <http://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/44652>. Acesso em 31 out. 2016.
COLLISCHONN, B. Uso de precipitação estimada pelo satélite TRMM em modelo hidrológico distribuído. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grandedo Sul. 2006. 128p. Dissertação de Mestrado.
COLLISCHONN, B.; ALLASIA, D.; COLLISCHONN, W.; TUCCI, C.E.M. Desempenho do satélite TRMM na estimativa de precipitação sobre a bacia do Paraguai superior. Revista Brasileira de Cartografia, Porto Alegre, v.59, n.1, p.93-99, 2007.
COLLISHONN, B.; COLLISHONN, W; TUCCI, C. Análise do campo de precipitação gerado pelo satélite TRMM sobre a bacia do São Francisco até Três Marias. In: Simpósio de Recursos Hídricos do Sul. Anais..., Curitiba, 2006.
DA SILVA, D.F.; PRELA-PANTANO, A.; CAMARGO, M.B.P. Análise de dados de precipitação estimados pelo satélite TRMM para o Vale do Médio Parapanema-SP. REVENG - Engenharia na agricultura, Viçosa - MG, v.21 n.2, Março / Abril 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.13083/1414-3984.v21n02a04.
NOBREGA, R.; SOUZA, E.P. GALVÍNIO, J.D. Análise da estimativa de precipitação do TRMM em uma sub-bacia da amazônia ocidental. Revista de Geografia. Recife: UFPE – DCG/NAPA, v. 25, n. 1, jan/abr. 2008.
SANCHES, F.O. O Geógrafo-Climatologista e as mudanças climáticas: uma proposta metodológica. Revista Equador, v. 4, p. 101-118, 2015.
SPIEGEL, M. R. Estatística. Trad. e rev. de CONSENTINO, P. 3.ed. São Paulo: Pearson Makron Books/McGraw-Hill do Brasil, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).