Espacio y memoria: paisajes y perspectivas en el documental El Botón de Nácar
DOI:
https://doi.org/10.30612/rel.v16i31.18259Palabras clave:
Paysaje, Espacio, Memoria, Escena, GuzmánResumen
Este artículo estudia e interpreta el espacio escénico e histórico del documental El botón de nácar, de Patricio Guzmán, estrenado en 2015. La forma ensayística, propia de la perspectiva de Guzmán, construye la escena del filme como un espacio en la escena, desde el espacio filmado y de los hechos históricos evocados en la narración y a través de la memoria. En escena, se crea un nuevo espacio, un espacio-paisaje-escena, como una superposición entre las materialidades de los ambientes y las acciones de los sujetos filmados y los principales acontecimientos de diversos eventos temporales de la historia de Chile. A partir de elementos, muchas veces estudiados en el campo de las “ciencias naturales”, como el océano, el desierto y la sierra, Patrício Guzmán construye narrativas espaciales e historiograficos a través de la imagen.
Descargas
Citas
ADORNO, Theodor. O ensaio como forma. In: Notas de Literatura I. São Paulo: Duas Cidades/Ed. 34, 2003. p. 15-45.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os pensadores). p. 181-354.
____________________. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. — 3ª ed. — São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2018.
BARROS, José D’Assunção. Memória e história: uma discussão conceitual. Tempos Históricos • volume 15 • 1º semestre de 2011 • p. 317-343
BESSE, Jean-Marc. O gosto do mundo: exercícios de paisagem. Rio de janeiro: EdUERJ, 2014.
CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. KKYM: Lisboa, 2012.
________________________. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo: Editora 34, 2013.
HISSA, Cássio Eduardo Viana. Território de diálogos possíveis. In: RIBEIRO, Maria Teresa Franco; MILANI, Carlos Roberto Sanchez (Org.). Compreendendo a complexidade socioespacial contemporânea. O território como categoria de diálogo interdisciplinar. Salvador: EDUFBA, 2009. P. 34-82. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523209322.0003
MACHADO, Arlindo. O filme-ensaio. Trabalho apresentado no Núcleo de Comunicação Audiovisual, XXVI Congresso Anual em Ciência da Comunicação, Belo Horizonte/MG, 02 a 06 de setembro de 2003. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/1868450877361748090053890711836232551.pdf. Acesso em: 03/02/2023.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. Editora Hucited. São Paulo: 1997. 2ª edição.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).