Space and memory: landscapes and perspectives in the documentary The Pearl Button
DOI:
https://doi.org/10.30612/rel.v16i31.18259Keywords:
Landscape, Space, Memory, Scene, GuzmánAbstract
This article studies and interprets the scenic and historical space of the documentary The Pearl Button, by Chilean Patricio Guzmán, released in 2015. The essayistic form, typical of Guzmán's perspective, constructs the film's scene as a space in the scene, through the filmed space and the historical events evoked in the narration and the memory. In the scene, a new space is created, a space-landscape-scene, as an overlap between the materialities of the filmed environments and the actions of the filmed subjects and the major events from various time strata in Chile's history. Through elements often trained and framed in the field of a “natural science”, such as the ocean, the desert and the mountain range, Patrício Guzmán constructs historiographic narrative threads, spatial plots that constitutes the contemporary experience.
Downloads
References
ADORNO, Theodor. O ensaio como forma. In: Notas de Literatura I. São Paulo: Duas Cidades/Ed. 34, 2003. p. 15-45.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os pensadores). p. 181-354.
____________________. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. — 3ª ed. — São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2018.
BARROS, José D’Assunção. Memória e história: uma discussão conceitual. Tempos Históricos • volume 15 • 1º semestre de 2011 • p. 317-343
BESSE, Jean-Marc. O gosto do mundo: exercícios de paisagem. Rio de janeiro: EdUERJ, 2014.
CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. KKYM: Lisboa, 2012.
________________________. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo: Editora 34, 2013.
HISSA, Cássio Eduardo Viana. Território de diálogos possíveis. In: RIBEIRO, Maria Teresa Franco; MILANI, Carlos Roberto Sanchez (Org.). Compreendendo a complexidade socioespacial contemporânea. O território como categoria de diálogo interdisciplinar. Salvador: EDUFBA, 2009. P. 34-82. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523209322.0003
MACHADO, Arlindo. O filme-ensaio. Trabalho apresentado no Núcleo de Comunicação Audiovisual, XXVI Congresso Anual em Ciência da Comunicação, Belo Horizonte/MG, 02 a 06 de setembro de 2003. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/1868450877361748090053890711836232551.pdf. Acesso em: 03/02/2023.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. Editora Hucited. São Paulo: 1997. 2ª edição.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).