Linguagem, realidade e ensino de Geografia: leitura spinoziana
Keywords:
Spinozismo. Discurso. Ensino.Abstract
Fundamentamos a relação linguagem e realidade para o ensino de Geografia por meio de uma leitura spinoziana, pois entendemos que é necessária corresponder à ciência geográfica por trazer apontamentos epistemológicos capazes de fomentar a formação crítica dos estudantes. O presente trabalho tem como centralidade a discussão da linguagem como componente explicativo da realidade mediante o pensamento de Baruch (Benedictus) Spinoza (1632-1677); assim, elencamos uma série de argumentos demonstrativos de como a organização das palavras quando não feita de maneira radical imprime uma explicação ideológica da realidade.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-06-07
How to Cite
Barbosa, T. (2014). Linguagem, realidade e ensino de Geografia: leitura spinoziana. ENTRE-LUGAR, 5(9), 11–28. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/4494
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).