As perspectivas em relação ao domínio da terra no Mato Grosso do Sul
Keywords:
Proprietários rurais. Agroindústria. Domínio da terra. Monocultura. Mato Grosso do Sul.Abstract
Como consequência de nossas pesquisas realizadas no interior do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGET), vinculado ao curso de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UNESP de Presidente Prudente (SP), e da pesquisa realizada para obtenção do título de Mestre em Geografia junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFGD (MS), escrevemos esse artigo cujo objetivo é apresentar um dos principais elementos em destaque no âmbito da expansão da agroindústria canavieira no Mato Grosso do Sul, qual seja, o domínio da terra e o conflito latente entre os proprietários/ produtores rurais e o capital agroindustrial personificado pelas empresas. Neste cenário, nos preocupamos em enfatizar o caráter monocultor da cana-de-açúcar, a qual avança pela paisagem sul-mato-grossense substituindo antigas áreas de pastagens/lavouras, promovendo a dependência dos ditos donos da terra e impondo o ritmo do agronegócio.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2010-03-18
How to Cite
Azevedo, J. R. N. de. (2010). As perspectivas em relação ao domínio da terra no Mato Grosso do Sul. ENTRE-LUGAR, 1(1), 49–71. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/612
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).