An essay on school Geographies
DOI:
https://doi.org/10.30612/rel.v16i31.18150Keywords:
Thought, Multiplicity, Difference, Creation, TeachingAbstract
This article wants to reflect about the geographies that cross the school, the classroom, the teacher and the student, from some authors who bring this discussion into their bibliographical bases. We understand that our classes, for the most part, fit into a format that makes little sense to our students, being more appropriate to a logic of reproducing already given thoughts, rather than creating possible thoughts. In this way , thinking about the geographies that permeate our teaching practice is a starting point for us to subvert this majority logic, to see the gaps that allow us to teach that makes more sense to the subjects who converge in the school space, imagining (giving shape to thoughts) ways so that thought and difference can be created, emanated and put into circulation in our classes. We list as results of this article the reflections on the geographies of the school, the teacher's class and the student, as part of the methodology for creating a class that contributes to the intensification of students' thinking and critical reflection.
Downloads
References
ABREU, Ovídio de. O fora e o signo. O que nos faz pensar n°22, novembro de 2007.
ARAÚJO, Marcos Guilherme Belchior. Sociedade de controle e capitalismo rizomático. Revista Critério, v. 06, 2006.
CORAZZA, Sandra Mara. Contribuições de Deleuze e Guattari para as pesquisas em educação. Revista Digital do Lav – UFSM - Ano V – N°8, março de 2012. DOI: https://doi.org/10.5902/198373485298
_____________. Didaticário de Criação: Aula Cheia, Antes da Aula. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – UNICAMP, Campinas, 2012.
COSTA, Jean Henrique. Subjetivação e dobras de fora: transitando por Foucault, de Gilles Deleuze. Revista Trilhas Filosóficas, Ano III, número 1, jan.-jun. 2010.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs vol.1. São Paulo: Ed. 34, 1995.
_______________. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia, vol. 5. São Paulo, Ed. 34, 1997.
FOUCAULT, Michel. Outros espaços. In: Ditos e Escritos III – estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, p.411-422, 2001.
GALLO, Sílvio; FIGUEIREDO Gláucia Maria. Entre maioridade e menoridade: as regiões de fronteira no cotidiano escolar. APRENDER - Cad. de Filosofia e Psicologia da Educação, Vitória da Conquista, Ano IX, n. 14, p. 25-51, 2015.
GALLO, Sílvio. Deleuze e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
________________. Eu, o outro e tantos outros: educação, alteridade e filosofia da diferença. In: Anais do II Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos. Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2008.
LARROSA, Jorge. Linguagem e Educação Depois de Babel. Editora Autêntica, 2004.
________________. Nietzsche e Educação. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2007.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Assim Falou Zarastustra: um livro para todos e para ninguém. São Paulo: Martin Claret, 2014.
SCHÖPKE, Regina. Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensador nômade. Rio de Janeiro, Contraponto, 2004.
ZOURABICHBILI, François. Deleuze e a Questão da Literalidade. Trad.: Sandra Corazza & Tomaz Tadeu, disponível em: http://intensidadez.unblog.fr/2015/04/23/deleuze-e-a-questao-da-literalidade-por-francois-zourabichvili/, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).