An emotional Geography of the northeast in the classroom: Luiz Gonzaga’s sertão

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/rel.v16i31.17181

Keywords:

Emotional Geography, Geography Teaching, North East, Emotional Geography; Geography Teaching; North East; Luiz Gonzaga; Geographic Imagination; Mental maps., Geographic Imagination, Mental maps

Abstract

This article is an excerpt from a master's dissertation, whose objective was to reflect on the Emotional Geography of the Northeast through the imagination and songs of Luiz Gonzaga, the King of Baião (1912-1989). The reflection is structured in three main parts discussing the historical development of Humanistic Geography and Emotional Geographies; the didactic relevance in the teaching-learning process by integrating music into the school context; and the presentation of results, derived from workshops conducted with 38 students from the 7th Year of Elementary School II at Santos Dumont State School, located in the municipality of Cuiabá-MT. Mind Maps were created during this process, following the theoretical and practical assumptions presented by Kozel (2013; 2018) and Torres (2009; 2014). It can be identified that the main symbols and meanings representing the Northeast relate to faith, represented by churches, and resistance, symbolized by cacti/mandacaru. Regarding emotional issues, topophilic aspects were predominant, but there were also distorted understandings of this region.

Downloads

Author Biographies

Aline Celestina dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe. Participou por dois anos do Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID, trabalhou como professora de Geografia no Colégio Prisma e no Instituto Diocesano da Estância. Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da UFMT e professora de Geografia pela Secretaria de Educação do Mato Grosso. Principais projetos de pesquisa giram em torno do ensino de geografia em diversos âmbitos educacionais.

Marcia Alves Soares da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professora Adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá (UFMT). Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2019). Bolsista CAPES no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, no Departamento de Filosofia da Universidade de Évora, Portugal (2017). Possui mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2014) e graduação em licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2011). Tem experiência em pesquisa, extensão e ensino na área de Geografia, com ênfase em Geografia Cultural, Geografia Humanista e Geografia Urbana. É membra dos grupos de pesquisa Laboratório Território, Cultura e Representação (LATECRE-UFPR) vinculado ao Núcleo de Estudos em Espaço e Representações (NEER), do HPGEO - Grupo de Pesquisa em História do Pensamento Geográfico e Epistemologia da Geografia (UFMT), do corpo editorial da Revista Geografar da UFPR e da Revista Mato-Grossense de Geografia da UFMT. Tem interesse nos seguintes temas e áreas: geografia das emoções, geografias emocionais, espaço urbano, geografia cultural, geografia humanista, epistemologia da geografia, patrimônio cultural, memória, cultura, geografia da religião, emoções.

References

ANDREOTTI, Giuliana. Geografia emocional e cultural em comparação com a racionalista. In: HEIDRICH, Álvaro Luiz; COSTA, Benhur Pinós da; PIRES, Cláudia Luisa Zeferino (Orgs.). Maneiras de ler geografia e cultura. Porto Alegre: Imprensa Livre: Compasso Lugar Cultura, 2013, p. 98-105.

CASTRO, Daniel de. Geografia e música: a dupla face de uma relação. Espaço e Cultura, [S. l.], n. 26, p. 7–18, 2009. DOI: https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2009.3551

COSTA, Franklin Roberto da. O ensino da geografia através do cancioneiro potiguar. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 13, 2002, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2002.

DARDEL, E. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo: Perspectiva, 2015.

DOZENA, Alessandro. Os sons como linguagens espaciais. Espaço e Cultura. Rio de Janeiro, n. 45, p. 31-42, 2019. DOI: https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2019.48532

FERREIRA, Manuel Nunes. A Música como Recurso Didático na Aula de Geografia. Brasília: Graduação em Licenciatura em Geografia – UNB – Universidade de Brasília, 2012, 51f, Monografia (Licenciatura em Geografia).

FURLANETTO, Beatriz. Paisagem Sonora do Boi-de-mamão no litoral paranaense: a face oculta do riso. Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Geografia, Setor de Ciências da Terra—UFPR - Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2014, 212f. Tese (Doutorado em Geografia).

HOLZER, Werther. Geografia Humanista – Trajetória 1950-1990. Londrina: EdUEL, 2016.

KOZEL, Salete. Mapas mentais – uma forma de linguagem: perspectivas metodológicas. In: KOZEL, S. Mapas mentais: dialogismo e representações. Curitiba: Appris, 2018.

KOZEL, Salete. Comunicando e Representando: Mapas como Construção Socioculturais. Geograficidade, Curitiba, número especial,v .3, p. 58-70, 2013. DOI: https://doi.org/10.22409/geograficidade2013.30.a12874

MELLO, João Baptista Ferreira de. O Rio de Janeiro dos Compositores da música popular brasileira – 1928/1991 – uma introdução à geografia humanística. 1991. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Curso de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1991

NASCIMENTO, Taiane Flores; COSTA, Benhur Pinós. Geografia Cultural e Humanista: Tendências Geográficas. In: Observatório Geográfico de América Latina, 2016, Cuba. Anais… Cuba, 2015.

NOGUÉ, Joan. Emoción, lugar y paisaje. In: LUNA, Toni; VALVERDE, Isabel. Teoría y paisaje II: paisaje y emoción. El resurgir de las geografías emocionales. Observatorio del Paisaje de Cataluña. Barcelona: Universidad Pompeu Fabra, 2015, p. 137-148.

PANITZ, Lucas Manassi. Geografia da música: um balanço de trinta anos de pesquisas no Brasil. Espaço e Cultura, UERJ, Rio de Janeiro, n. 50, p. 13-27, 2021. DOI: https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2021.65164

PANITZ, Lucas Manassi. Por uma Geografia da música: O espaço geográfico da música popular platina. Porto Alegre: Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2010, 200f, Dissertação (Mestrado em Geografia)

RIBEIRO, Karen Miyasato. Música e vivências espaciais: uma análise a partir de estudantes de Dourados (MS). Grande Dourados: Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Faculdade de Ciências Humanas – UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados, 2022, 75 f, Dissertação (Mestrado em Geografia).

ROCHA, Samir Alexandre. Geografia Humanista: história, conceitos e o uso da paisagem percebida como perspectiva de estudo. RA´EGA, Curitiba, n. 13, p. 19-27, 2007. DOI: https://doi.org/10.5380/raega.v13i0.7670

SANTOS, José Farias dos. A música como expressão do Nordeste. São Paulo: IBRASA, 2004.

SILVA, Marcia Alves Soares. O eu, o outro e o(s) nós: Geografia das Emoções à luz da Filosofia das Formas Simbólicas de Ernst Cassirer (1874-1945) e das narrativas de pioneiros da Igreja Messiânica Mundial. Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFPR - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019, 303f, Tese (Doutorado em Geografia).

SILVA, Marcia Alves Soares. Por uma Geografia das emoções. GEOgraphia, v. 18, n. 38, p. 99-119, 2016. DOI: https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2016.v18i38.a13775

SILVEIRA, Heitor Matos. O sentimento na música: o sertão nordestino de Luiz Gonzaga em Asa Branca. Geograficidade, v.4, n.1, p.103-105. 2014. DOI: https://doi.org/10.22409/geograficidade2014.41.a12893

SOUSA, Sandro Luis de. O campo semântico-cultural “religião e crenças” na obra de Luiz Gonzaga. Acta Semiótica et Lingvistica. v. 25, n. 1, p. 13-30, 2020. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.44v25n1.53243

SPÓSITO, Eliseu Savério. Geografia e Filosofia. Contribuições para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: Editora UNESP, 2004. DOI: https://doi.org/10.7476/9788539302741

TORRES, Marcos Alberto A paisagem sonora da Ilha dos Valadares: percepção e memória na construção do espaço. Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Geografia—UFPR - Universidade Federal do Paraná, 2009, 153f, Dissertação (Mestrado em Geografia).

TORRES, Marcos Alberto. Os sons que se unem: a paisagem sonora e a identidade religiosa. Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Geografia – UFPR – Universidade Federal do Paraná, 2014, 241f, Tese (Doutorado em Geografia).

Published

2024-12-31

How to Cite

Santos, A. C. dos, & Silva, M. A. S. da. (2024). An emotional Geography of the northeast in the classroom: Luiz Gonzaga’s sertão. ENTRE-LUGAR, 16(31), 166–186. https://doi.org/10.30612/rel.v16i31.17181

Issue

Section

Articles