Espaço e memória: paisagens e entreolhares no documentário O Botão de Pérola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rel.v16i31.18259

Palavras-chave:

Paisagem, Espaço, Cena, Guzmán, Memória

Resumo

O presente artigo estuda e interpreta o espaço cênico e histórico do documentário O botão de pérola, do chileno Patricio Guzmán, lançado no ano de 2015. A forma ensaística, própria do olhar de Guzmán, constrói a cena do filme como um espaço em cena, a partir do espaço filmado e dos eventos históricos evocados na narração e da memória. Em cena, um novo espaço é criado, um espaço-paisagem-cena, como um imbricamento entre de materialidades dos ambientes filmados e ações dos sujeitos filmados e os grandes eventos de vários estratos de tempo da história do Chile. Partindo de elementos, muitas vezes, estudados e enquadrados no campo de uma “ciência natural”, como o oceano, o deserto e a cordilheira, Patrício Guzmán constrói fios narrativos historiográficos, tramas espaciais feitas de inúmeras linhas de força constituidoras da experiência contemporânea.

Downloads

Biografia do Autor

Helena Augusta da Silva Gomes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Graduada em geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), mestrado (2016) e doutorado (2023) pelo Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Geociências da mesma Universidade. Tenho interesse pelo campo da geografia humana em suas interlocuções com outras áreas das humanidades (antropologia, história e filosofia), pelo diálogo entre saberes e pelos intercâmbios entre linguagens que integram os campos do conhecimento e as disciplinas cientificas. Atualmente  docente no curso de geografia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhnhoa e Mucuri.

Referências

ADORNO, Theodor. O ensaio como forma. In: Notas de Literatura I. São Paulo: Duas Cidades/Ed. 34, 2003. p. 15-45.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os pensadores). p. 181-354.

____________________. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. — 3ª ed. — São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2018.

BARROS, José D’Assunção. Memória e história: uma discussão conceitual. Tempos Históricos • volume 15 • 1º semestre de 2011 • p. 317-343

BESSE, Jean-Marc. O gosto do mundo: exercícios de paisagem. Rio de janeiro: EdUERJ, 2014.

CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. KKYM: Lisboa, 2012.

________________________. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo: Editora 34, 2013.

HISSA, Cássio Eduardo Viana. Território de diálogos possíveis. In: RIBEIRO, Maria Teresa Franco; MILANI, Carlos Roberto Sanchez (Org.). Compreendendo a complexidade socioespacial contemporânea. O território como categoria de diálogo interdisciplinar. Salvador: EDUFBA, 2009. P. 34-82.

MACHADO, Arlindo. O filme-ensaio. Trabalho apresentado no Núcleo de Comunicação Audiovisual, XXVI Congresso Anual em Ciência da Comunicação, Belo Horizonte/MG, 02 a 06 de setembro de 2003. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/1868450877361748090053890711836232551.pdf. Acesso em: 03/02/2023.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. Editora Hucited. São Paulo: 1997. 2ª edição.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Gomes, H. A. da S. (2024). Espaço e memória: paisagens e entreolhares no documentário O Botão de Pérola. ENTRE-LUGAR, 16(31), 84–98. https://doi.org/10.30612/rel.v16i31.18259

Edição

Seção

Artigos