Espaço e memória: paisagens e entreolhares no documentário O Botão de Pérola
DOI:
https://doi.org/10.30612/rel.v16i31.18259Palavras-chave:
Paisagem, Espaço, Cena, Guzmán, MemóriaResumo
O presente artigo estuda e interpreta o espaço cênico e histórico do documentário O botão de pérola, do chileno Patricio Guzmán, lançado no ano de 2015. A forma ensaística, própria do olhar de Guzmán, constrói a cena do filme como um espaço em cena, a partir do espaço filmado e dos eventos históricos evocados na narração e da memória. Em cena, um novo espaço é criado, um espaço-paisagem-cena, como um imbricamento entre de materialidades dos ambientes filmados e ações dos sujeitos filmados e os grandes eventos de vários estratos de tempo da história do Chile. Partindo de elementos, muitas vezes, estudados e enquadrados no campo de uma “ciência natural”, como o oceano, o deserto e a cordilheira, Patrício Guzmán constrói fios narrativos historiográficos, tramas espaciais feitas de inúmeras linhas de força constituidoras da experiência contemporânea.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. O ensaio como forma. In: Notas de Literatura I. São Paulo: Duas Cidades/Ed. 34, 2003. p. 15-45.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os pensadores). p. 181-354.
____________________. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. — 3ª ed. — São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2018.
BARROS, José D’Assunção. Memória e história: uma discussão conceitual. Tempos Históricos • volume 15 • 1º semestre de 2011 • p. 317-343
BESSE, Jean-Marc. O gosto do mundo: exercícios de paisagem. Rio de janeiro: EdUERJ, 2014.
CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. KKYM: Lisboa, 2012.
________________________. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo: Editora 34, 2013.
HISSA, Cássio Eduardo Viana. Território de diálogos possíveis. In: RIBEIRO, Maria Teresa Franco; MILANI, Carlos Roberto Sanchez (Org.). Compreendendo a complexidade socioespacial contemporânea. O território como categoria de diálogo interdisciplinar. Salvador: EDUFBA, 2009. P. 34-82.
MACHADO, Arlindo. O filme-ensaio. Trabalho apresentado no Núcleo de Comunicação Audiovisual, XXVI Congresso Anual em Ciência da Comunicação, Belo Horizonte/MG, 02 a 06 de setembro de 2003. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/1868450877361748090053890711836232551.pdf. Acesso em: 03/02/2023.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. Editora Hucited. São Paulo: 1997. 2ª edição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).