Um ensaio sobre as Geografias da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rel.v16i31.18150

Palavras-chave:

Geografias, Pensamento, Diferença, Ensino, Escola

Resumo

O presente artigo busca fazer uma reflexão sobre as geografias que atravessam a escola, a aula, o professor e o aluno, a partir de alguns autores que trazem essa discussão nas suas bases bibliográficas. Entendemos que as nossas aulas, majoritariamente, cabem em um formato que faz pouco sentido para os nossos alunos, sendo mais cabível à uma lógica de reprodução de pensamentos já dados, do que na criação de pensamentos possíveis. Dessa forma, pensar as geografias que permeiam a nossa prática docente é um ponto inicial para subvertermos essa lógica majoritária, para enxergarmos as frestas que nos possibilitam um ensino que faça mais sentido aos sujeitos que confluem no espaço escolar, imaginando (dando figura aos pensamentos) caminhos para que o pensamento e a diferença possam ser criados, emanados e colocados à circulação em nossas aulas. Elencamos como resultados deste artigo as reflexões sobre as geografias da escola, da aula do professor e do aluno, como parte da metodologia de criação de uma aula que conflui para a intensificação do pensamento e da reflexão crítica dos alunos.

Downloads

Biografia do Autor

Thiago Albano de Sousa Pimenta, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)

Doutor em Geografia tendo como área de pesquisa o Ensino de Geografia e as relações com as linguagens cinematográficas. Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul. Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010), mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2014) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2019). É membro coordenador e pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFMS campus Ponta Porã.

Referências

ABREU, Ovídio de. O fora e o signo. O que nos faz pensar n°22, novembro de 2007.

ARAÚJO, Marcos Guilherme Belchior. Sociedade de controle e capitalismo rizomático. Revista Critério, v. 06, 2006.

CORAZZA, Sandra Mara. Contribuições de Deleuze e Guattari para as pesquisas em educação. Revista Digital do Lav – UFSM - Ano V – N°8, março de 2012.

_____________. Didaticário de Criação: Aula Cheia, Antes da Aula. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – UNICAMP, Campinas, 2012.

COSTA, Jean Henrique. Subjetivação e dobras de fora: transitando por Foucault, de Gilles Deleuze. Revista Trilhas Filosóficas, Ano III, número 1, jan.-jun. 2010.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs vol.1. São Paulo: Ed. 34, 1995.

_______________. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia, vol. 5. São Paulo, Ed. 34, 1997.

FOUCAULT, Michel. Outros espaços. In: Ditos e Escritos III – estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, p.411-422, 2001.

GALLO, Sílvio; FIGUEIREDO Gláucia Maria. Entre maioridade e menoridade: as regiões de fronteira no cotidiano escolar. APRENDER - Cad. de Filosofia e Psicologia da Educação, Vitória da Conquista, Ano IX, n. 14, p. 25-51, 2015.

GALLO, Sílvio. Deleuze e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

________________. Eu, o outro e tantos outros: educação, alteridade e filosofia da diferença. In: Anais do II Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos. Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2008.

LARROSA, Jorge. Linguagem e Educação Depois de Babel. Editora Autêntica, 2004.

________________. Nietzsche e Educação. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2007.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Assim Falou Zarastustra: um livro para todos e para ninguém. São Paulo: Martin Claret, 2014.

SCHÖPKE, Regina. Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensador nômade. Rio de Janeiro, Contraponto, 2004.

ZOURABICHBILI, François. Deleuze e a Questão da Literalidade. Trad.: Sandra Corazza & Tomaz Tadeu, disponível em: http://intensidadez.unblog.fr/2015/04/23/deleuze-e-a-questao-da-literalidade-por-francois-zourabichvili/, 2015.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Pimenta, T. A. de S. (2024). Um ensaio sobre as Geografias da escola. ENTRE-LUGAR, 16(31), 143–165. https://doi.org/10.30612/rel.v16i31.18150

Edição

Seção

Artigos