“QUERO TE CONTAR O QUE APRENDI...” NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E DE APRENDIZAGENS DA/NA/SOBRE A DOCÊNCIA

Autores

  • Jussara Fraga Portugal Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2019.1528.0008

Palavras-chave:

Narrativas. Formação de Professores de Geografia. PIBID. Aprendizagem da/na/sobre a docência.

Resumo

Neste artigo intenciono partilhar reflexões decorrentes da análise interpretativa-compreensiva de narrativas de formação de quinze professores, graduandos em Geografia na Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus XI, no semiárido da Bahia, referentes às aprendizagens da/na e sobre a docência. Trata-se de um recorte da pesquisa Trajetórias de aprendizagem da docência em Geografia: narrar, formar e iniciar, cuja questão norteadora foi: como os professores de Geografia em formação inicial, bolsistas de iniciação à docência, concebem as aprendizagens da/na/sobre a docência a partir de situações experienciadas no âmbito do subprojeto Formação docente e Geografia Escolar: das práticas e saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico? As narrativas escritas, grafadas nos memoriais e nos diários de formação e, as orais, recolhidas mediante a realização de entrevistas narrativas revelaram episódios nas trajetórias de vida-escolarização-formação e evidenciaram as contribuições das situações formativas experienciadas no devir das ações do subprojeto e suas implicações no tornar-se professor.

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Biografia do Autor

Jussara Fraga Portugal, Universidade do Estado da Bahia

Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus XI na área de Prática de Ensino e professora no Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais – PROET/UNEB/Campus I; mestrado e doutorado em Educação e Contemporaneidade e pós-doutorado em Geografia.

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

Portugal, J. F. (2020). “QUERO TE CONTAR O QUE APRENDI.” NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E DE APRENDIZAGENS DA/NA/SOBRE A DOCÊNCIA. Revista Da ANPEGE, 15(28), 196–221. https://doi.org/10.5418/RA2019.1528.0008

Edição

Seção

Seção Temática - Educação Geográfica