Geografia e representações sociais: estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.5418/RA2017.1321.0006Resumo
Neste artigo apresentamos o Estado da Arte das pesquisas que relacionam Geografia e a Teoria das Representações Sociais desenvolvida pelo pesquisador francês Serge Moscovici. Analisamos dissertações e teses disponíveis em dois bancos de dados, produzidas no período de uma década (2005-2015). O objetivo foi evidenciar como as pesquisas de Geografia utilizam o aporte teórico das representações sociais. Desse modo, buscamos conhecer os objetos representacionais investigados, os instrumentos de coleta de dados utilizados e, ainda, o uso de teoria complementar. Além disso, nesse estudo, foi possível visualizar em quais universidades brasileiras essas pesquisas foram realizadas e como se dá a sua espacialização no território nacional. Para a análise, organizamos dois grupos temáticos: o ensino de geografia e as representações sociais e; a ciência geográfica e as representações sociais. Como resultado, pudemos constatar um crescente aumento ao longo dos anos das produções que buscam essa aproximação, contudo, esses números são ainda incipientes, demonstrando que o uso da teoria das representações sociais nas pesquisas de Geografia é um campo a ser explorado.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0), que permite o compartilhamento e a adaptação da obra, desde que sejam atribuídos os devidos créditos à autoria e à publicação inicial nesta revista, que o uso não tenha finalidade comercial e que eventuais obras derivadas sejam distribuídas sob a mesma licença.
- Os autores estão autorizados a firmar, separadamente, contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista, como depósito em repositório institucional ou publicação em livro, capítulo de livro ou outros meios, desde que seja indicado o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os autores são incentivados a divulgar seus trabalhos apenas após a publicação na revista, por meio de repositórios institucionais, páginas pessoais e outros meios acadêmicos, sempre com a devida referência à publicação original.


