Segregação espacial como produto histórico: o caso de Joinville e Araquari (SC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i45.19186

Palavras-chave:

Segregação espacial, cidades, Joinville, Araquari

Resumo

A segregação espacial reflete desigualdades de acesso à habitação, ao consumo e ao transporte urbano, acumuladas historicamente. Nos municípios de Joinville e Araquari, em Santa Catarina, essa segregação se manifesta de forma persistente. O estudo investiga a origem desse processo entre as duas cidades, analisando fatores como rendimentos familiares, infraestrutura habitacional, comercial, de educação, saúde e transporte urbano. A pesquisa utiliza um estudo de caso qualitativo e busca conectar diferentes aspectos sociais e econômicos para compreender a segregação. Conclui-se que o processo de segregação espacial entre Joinville e Araquari começou na década de 1940 e foi se consolidando até 2020. Historicamente, as camadas de alta renda residem nas áreas centrais de Joinville, enquanto as populações de baixa renda se concentram em Araquari e arredores, perpetuando as disparidades espaciais entre esses municípios.

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Biografia do Autor

German Gregório Monterrosa Ayala Filho, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (bolsista CAPES/DS), com período de doutorado-sanduíche no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (bolsista CAPES/PDSE). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (bolsista CNPq). Licenciado em Geografia pelo Centro Universitário Internacional. Graduado em Engenharia de Transportes e Logística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realiza pesquisa na área de Geografia Humana, seus principais interesses de investigação incluem: estudos urbanos; tecnologia; políticas públicas e governança; segregação espacial e lutas por habitação. 

Márcio Rogério Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduado em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Presidente Prudente/SP e pós-doutorado (PDS/CNPq) no Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi Professor efetivo dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da UNESP (Campus de Ourinhos/SP e Campus de Presidente Prudente/SP, respectivamente) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa da UNESP. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Programas de Pós-Graduação em Geografia da UFSC. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC entre 2013 e 2015. É líder do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Infraestruturas (GEDRI), coordenador do Laboratório de Circulação, Transportes e Logística (LABCIT). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq - nível 2, desde 2011 e cofundador da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transportes (SBPT). Tem experiência na área de Geografia Econômica, Geografia Urbana e Geografia Regional, com ênfases em Geografia da Circulação, Transportes e Logística; Desenvolvimento Regional e Urbano, Planejamento de Transportes e Infraestruturas e mobilidade e acessibilidade em espaços urbanos e regionais.

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Publicado

2025-10-05

Como Citar

Ayala Filho, G. G. M., & Silveira, M. R. (2025). Segregação espacial como produto histórico: o caso de Joinville e Araquari (SC). Revista Da ANPEGE, 21(45). https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i45.19186