Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina

história e atuação na pesquisa geográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17471

Palavras-chave:

Geografia, Ciência, Educação, Sociedade, Natureza

Resumo

Desde sua criação os cursos de mestrado e doutorado acadêmicos, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), da Universidade Federal de Santa Catarina, ressaltam a formação científica, tecnológica e cultural ampla e aprofundada, desenvolvendo capacidade e autonomia para o ensino, a pesquisa e a inovação no campo da Geografia. Em sua organização interna, o PPGG possui duas áreas de concentração: “Desenvolvimento Regional e Urbano” e “Utilização e Conservação de Recursos Naturais”. O PPGG tem como objetivo assegurar a formação e o aprimoramento de profissionais, visando fomentar a pesquisa em geografia e os processos educativos, fortalecendo a Geografia nacional e internacional. Além das 590 dissertações e 206 teses defendidas até meados de 2023, também organizou eventos, possui diversas publicações, atua no cenário estadual, nacional e internacional, reafirmando o seu compromisso com o desenvolvimento da ciência geográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemy da Silva Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduação/Bacharel e Licenciatura em Geografia/UFF. Mestre em Engenharia Civil/Cadastro Técnico Multifinalitário/UFSC. Doutorado em Engenharia de Produção/Gestão Ambiental (Educação Ambiental)/UFSC. Docente da Educação Superior Federal desde 1994. Professora Titular do Departamento de Geociências (CFH/UFSC) nos Cursos de Graduação em Geografia, Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica - Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng, Cursos de Mestrado e Doutorado na Linha de Pesquisa ?Geografia em Processos Educativos? do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC. Atua na educação, pesquisa, extensão, publicação, orientação e formação continuada de professores(as) nas temáticas da Educação Geográfica e Cartografia Escolar/Tátil. É coordenadora do Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE) e membro dos Grupos de Pesquisa: Ensino de Geografia, Formação Docente e Diferentes Linguagens e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (NEPEGeo). Está como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC, Portaria N.º 759/2021/GR, de 24 de maio de 2021 - Gestão 20/05/2021-20/05/2023.Na sociedade civil, faz parte da Diretoria do Instituto LARUS - Pesquisa, Proteção e Educação Ambiental de forma voluntária desde 1993, foi premiada junto ao ?Troféu Amigo de Santa Catarina? com o projeto ?A Escola faz o vídeo? em 2002; Medalha de Defesa Civil Laurita Pedroso de Oliveira de Barra Velha - SC em 2022, participou ativamente na construção da Agenda 21 de Santa Catarina em 2004; foi membro da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Santa Catarina (CIEA/SC) por 11 anos auxiliando na elaboração da Política Estadual de Educação Ambiental - PEEA - SC, elaboração do Programa Estadual de Educação Ambiental de Santa Catarina - ProEEA/SC e palestras de formação; organização do 1º e 2º Encontro Catarinense de Educação Ambiental em 2011 e 2012; participação na atualização do currículo catarinense em 2014 ?Proposta Curricular de Santa Catarina - Formação Integral na Educação Básica?; elaboração conjunta aos professores de SC do Caderno de Educação Ambiental Políticas e Práticas Pedagógicas em 2018; elaboração conjunta do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense em 2019 e do Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense em 2021.

Aloysio Marthins de Araujo Junior, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Bacharel em Geografia (1996) e Licenciado em Geografia (Faculdade de Educação, 1997), ambos pela Universidade de São Paulo. Doutor em Ciências Humanas (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2003). Estágio de Pós-Doutorado em Geografia, Universidad de Salamanca, Espanha (2011-2012). Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na área de Geografia Econômica, destacando temas como desenvolvimento econômico, atuação do estado, economia política e indústria brasileira e relacionando-os com investigações na área de ensino de geografia, enfatizando a inter-relação entre ensino, formação docente e políticas educacionais. Editor do periódico científico Pesquisar - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia. Pesquisador e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (2022-2024). Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFSC, atuando nas linhas de pesquisa Formação Sócio-Espacial: Mundo/Brasil/Regiões e Geografia em Processos Educativos. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFSC, gestão 2015-20217 e Subcoordenador nas gestões 2013-2015 e 2019-2021.

Márcio Rogério Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduado em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Presidente Prudente/SP e pós-doutorado (PDS/CNPq) no Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi Professor efetivo dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da UNESP (Campus de Ourinhos/SP e Campus de Presidente Prudente/SP, respectivamente) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa da UNESP. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Programas de Pós-Graduação em Geografia da UFSC. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC entre 2013 e 2015. É líder do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Infraestruturas (GEDRI), coordenador do Laboratório de Circulação, Transportes e Logística (LABCIT). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq - nível 2, desde 2011 e cofundador da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transportes (SBPT). Tem experiência na área de Geografia Econômica, Geografia Urbana e Geografia Regional, com ênfases em Geografia da Circulação, Transportes e Logística; Desenvolvimento Regional e Urbano, Planejamento de Transportes e Infraestruturas e mobilidade e acessibilidade em espaços urbanos e regionais.

 

Referências

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plataforma Sucupira. 2023. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/. Acesso em: 22 abr. 2023.

HORN FILHO, Norberto Olmiro (org.). Catálogo de Dissertações e Teses 1989-2005. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Geografia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.

MENDONÇA, Francisco. Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro e a Construção da Climatologia Geográfica Brasileira. In: LOIS GONZÁLEZ, Rúben C.; Mitidiero Junior, Marco A. (eds.). Geografia Brasileira. Avanços em Ciências Geográficas e Ambientais. Singapura: Springer, 2022.

OPAS (OMS no BRASIL). Folha informativa – Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Brasília, DF; 14 ago. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 16 maio 2023.

ROGÉRIO SILVEIRA, Márcio; FELIPE JUNIOR, Nelson F.; GIRALDI COCCO, Rodrigo; FELÁCIO, Rafael M.; RODRIGUES, Lucas A. Novo coronavírus (SARS-CoV-2): difusão espacial e outro patamar para a socialização dos investimentos no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, [S. l.], v. 22, 2020. DOI: 10.22296/2317-1529.rbeur.202024pt. Disponível em: https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/6403. Acesso em: 7 jun. 2023.

TEIXEIRA, Vanessa; SILVA, Márcia da. Anpege: contexto de formação e relações políticas e científicas. Revista da ANPEGE, [S. l.], v. 12, n. 19, p. 91-124, 2017. DOI: 10.5418/RA2016.1219.0004. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6375. Acesso em: 24 maio 2023.

UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2023. Disponível em: https://ppggeo.ufsc.br/. Acesso em: 12 maio 2023.

UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Geografia. Galeria de Imagens PPGG – 30 anos. 2015. Disponível em: http://30anosppggeo.blogspot.com/p/blog-page_20.html. Acesso em: 6 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Nascimento, R. da S., Araujo Junior, A. M. de, & Silveira, M. R. (2023). Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina: história e atuação na pesquisa geográfica . Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17471

Edição

Seção

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023