Políticas de ações afirmativas para o Ensino Superior
contexto sócio-político e econômico de implementação em França, Portugal e Brasil
DOI :
https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i35.12681Mots-clés :
desigualdades, cotas, universidadeRésumé
O objetivo do presente texto é discutir em que contexto sócio-econômico-político foram implementadas políticas de ações afirmativas para estudantes negros, indígenas, baixa renda, quilombolas, pessoas com deficiência no Brasil, na França para jovens territorializados nas periferias das cidades-tendo como estudo de caso o Instituto de Ciência Política de Paris (Science Po.)- e em Portugal para a população cigana. Para tanto utilizou-se de pesquisa do tipo qualitativa, com ênfase em uma abordagem interpretativa, onde se propõe a expressar o fenômeno estudado, dando mais liberdade e novas possibilidades para a pesquisadora no entendimento da realidade. Como procedimento metodológico utilizou-se de levantamento bibliográfico e sistematização dos conceitos e dados levantados. Os resultados evidenciam que um país, ao implementar políticas públicas de ação afirmativa, em especial na educação, viabiliza processos de democratização no que se refere ao acesso a bens públicos, bem como à oportunidade de uma vida digna para todos os cidadãos. A investigação foi desenvolvida no âmbito do estágio de pós-doutoramento realizado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
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