PENSAR EL TERRITORIO. PRÁCTICAS INSTITUCIONALES Y MEMORIALES A PARTIR DEL CASO PREDIO QUINTA SERÉ

Auteurs

  • Cora Escolar Socióloga. Posgrado en Investigación Social (IDES). Profesora Titular Regular del Dpto. de Geografía e Investigadora. Instituto de Geografía Romualdo Ardissone. Facultad de Filosofía y Letras. Universidad de Buenos Aires (UBA). Puan 480-CABA (1406). Argentina
  • Silvina Fabri Geógrafa. Becaria Doctoral Universidad de Buenos Aires (UBA). Docente del Departamento de Geografía e Investigadora. Instituto de Geografía Romualdo Ardissone. Facultad de Filosofía y Letras. Universidad de Buenos Aires. Puan 480-CABA (1406). Argentina

DOI :

https://doi.org/10.5418/RA2015.1116.0004

Résumé

Neste artigo, propomos uma reflexão em torno do conceito de território como uma construção que se constitui por meio da interação entre práticas sociais e processos de subjetivação que fazem e intervêm nos processos territoriais. Com base nos aportes teóricos da geografa, da análise institucional e das contribuições deleuzianas pretendemos indagar os alcances do conceito. Precisamente, será pensado a partir das instancias que intervêm no fazer institucional, nas arestas da memória e nas práticas político-ideológicas que armam e desarmam os territórios confgurando uma cartografa que mapeia as irrupções/acontecimentos produtos das próprias práticas dos sujeitos sociais. Tentaremos, em relação com destes argumentos teóricoepistemológicos, examinar o caso Quinta Seré como um território memorial e institucional em constante reescritura.

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Publiée

2017-06-30

Comment citer

Escolar, C., & Fabri, S. (2017). PENSAR EL TERRITORIO. PRÁCTICAS INSTITUCIONALES Y MEMORIALES A PARTIR DEL CASO PREDIO QUINTA SERÉ. Revista Da ANPEGE, 11(16), 67–83. https://doi.org/10.5418/RA2015.1116.0004

Numéro

Rubrique

Artigos