Manuel Correia De Oliveira Andrade e a AGB

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i45.20420

Mots-clés :

História da Geografia, Geografia Brasileira, Geografia crítica

Résumé

Este texto aborda a importância de Manuel Correia de Oliveira Andrade para a Geografia brasileira. Este trabalho foi produzido no ano do centenário de seu nascimento e objetiva evidenciar que a trajetória desse geógrafo brasileiro se confunde com a própria história da Associação dos Geógrafos Brasileiros e com seu processo de abertura institucional. Ainda, o texto tenta apontar a partir de declarações de Manuel Correia, desde detalhes históricos até questões fundamentais, os fatos demarcadores do debate político que contribuíram com as transformações ocorridas na ciência geográfica, em particular no desenvolvimento da Geografia Crítica e no caminhar das associações científicas da Geografia brasileira.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ariovaldo Umbelino de Oliveira, Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação em GEOGRAFIA pela Universidade de São Paulo (1970), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1979), Livre-Docência em Geografia pela FFLCH - USP (1997) e Professor Titular Geografia Agrária pela FFLCH - USP (1998). É Pesquisador nível 1A - CNPQ, Pesquisador Visitante Nacional Sênior - CAPES e Professor Sênior - USP. Orientador de mestrado e doutorado em Geografia Humana na FFLCH-USP. Autor dos livros "Agricultura Camponesa no Brasil", "Geografia das Lutas no Campo", "Modo Capitalista de Produção, Agricultura e Reforma Agrária", " Contribuição para o estudo da geografia agrária: crítica ao ?Estado Isolado? de Von Thünen", " A fronteira amazônica mato-grossense: grilagem, corrupção e violência" ,"A Mundialização da Agricultura Brasileira", "Terras de Estrangeiros no Brasil", "A Grilagem de Terras na Formação Territorial Brasileira", entre outros. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia agraria, questão agrária, agricultura brasileira, luta pela terra, capitalismo no campo, Amazônia e diagnóstico fundiário.

Références

AGB SÃO PAULO, Boletim Paulista da Geografia N o 54, jun. 1977, São Paulo.

ANDRADE, M. C. A Terra e o Homem no Nordeste, Editora Brasiliense, 2ª edição, 1964.

ARAUJO, R. C. B. O Fio e a Trama: Depoimento de Manuel Correia de Andrade, Editora Universitária da UFPE, 2002, 174 p.

LACORTE, M., MIRANDA, M., BRITO, M., MACHADO, L. O. Hilgard O’Reilly Sternberg, Rio de Janeiro, Fremont, 2011.

MACHADO, M. S. A Construção da Geografia Universitária no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Apicuri, FAPERJ, 2009, 231p.

OLIVEIRA, A.U. Anais do 4º Encontro Nacional dos Geógrafos, Rio de Janeiro, 1980.

OLIVEIRA, A.U. O Campo Brasileiro no Pensamento de Manuel Correia de Andrade, in Marco Antonio Mitidiero Júnior et alli, A Questão Agrária no Século XXI, Outras Expressões, São Paulo, 2015.

SANTOS, M. Novos Rumos da Geografia Brasileira, Editora Hucitec, 1982.

Publiée

2025-12-22

Comment citer

de Oliveira, A. U. (2025). Manuel Correia De Oliveira Andrade e a AGB. Revista Da ANPEGE, 21(45). https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i45.20420