Trajetória dos 40 anos do PPGEO/UFS nos estudos e pesquisas na Geografia brasileira
DOI :
https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17468Mots-clés :
Produção do conhecimento, Formação profissional, Inserção socialRésumé
O objetivo deste artigo é contribuir para o registro da história dos programas de pós-graduação em Geografia através da exposição da trajetória do PPGEO nos seus 40 anos de produção de conhecimento e formação de pesquisadores nos estudos geográficos. A metodologia utilizada baseou-se nos relatórios da Plataforma Sucupira, em fontes bibliográficas a respeito da história e desenvolvimento do Programa e nos depoimentos de professores que vivenciaram a criação dos cursos de pós-graduação em Sergipe. O PPGEO se caracteriza pelo pioneirismo na criação do curso de mestrado na UFS, sendo o segundo em Geografia da região nordestina, assim como pela instalação do primeiro curso de doutorado das regiões Norte e Nordeste. Além de atuar na formação para o exercício profissional, o PPGEO contribui para o enriquecimento da ciência geográfica pelo exercício intelectivo de professores e estudantes que aprofundam os estudos teóricos, realizam pesquisas empíricas e, com isso, fomentam a inserção social e o conhecimento historicamente acumulado.
Téléchargements
Références
BRETAS, Silvana Aparecida. A Constituição da Universidade Federal de Sergipe (1950- 1960): um estudo sobre aspectos históricos da Educação Superior brasileira. Revista Hist. Educ. [online]. Porto Alegre, v. 18, n. 42 jan./abr. 2014 p. 151-169.
DINIZ, José Alexandre Felizola. Uma ideia que deu certo. Revista GeoNordeste, São Cristóvão, ano V, n. 1, Edição comemorativa Enga, 1988.
DINIZ, J. A. F. 30 anos de pós-graduação em geografia na Universidade Federal de Sergipe (1983-2013): nos caminhos da memória. Revista GeoNordeste, São Cristóvão, ano XXVIII, n. 2. 2017, p. 247-272. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/geonordeste/article/view/7245. Acesso em: 13/04/2023.
GALEANO, Eduardo. De pernas pro ar: a escola do mundo ao avesso. Porto Alegre, RS: L&M editores, 2009.
FRANÇA, Vera Lúcia Alves. A SAGA DO PPGEO: BREVE RELATO COMO CONTRIBUIÇÃO À MEMÓRIA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UFS. In: VILAR, José Wellington Carvalho.; ARAÚJO, Hélio Mário de.; SILVA, Gicélia Mendes da. 70 anos da Geografia Sergipana (1951 – 2021): nos caminhos da memória. Aracaju, SE: Criação Editora, 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/educacao/17270-pnad-continua.html?=&t=resultados. Acesso em: 20 abr. 2020.
MEC. CAPES. Relatório de Avaliação:Geografia. Avaliação Quadrienal 2021. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/19122022_RELATORIO_AVALIACAO_QUADRIENAL_comnotaGeografia.pdf. Acesso em: 6 mar. 2023.
MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em Geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 2007.
OLIVA, Terezinha. Conheça a trajetória de quatro pessoas em suas vivências na UFS. Portal UFS. maio 2021. Disponível em: https://www.ufs.br/conteudo/67242-conheca-a-trajetoria-de-quatro-pessoas-em-suas-vivencias-na-ufs. Acesso em: 12 abr. 2023.
SANTOS, Adelci F. Uma experiência de pós-graduação. Revista GeoNordeste, Edição Comemorativa dos 10 anos da Pós-graduação em Geografia da UFS. Ano VIII, n. 1, 1993, p. 13-17. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/geonordeste/article/view/10564. Acesso em: 20 maio 2023.
SANTOS, Vera Maria dos. A Geografia em Sergipe e os seus livros didáticos para o ensino primário: do século XIX ao século XX. Revista Educação em Questão, Natal, v. 29, n. 15, p. 166-196, maio/ago. 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5639/563959961009.pdf. Acesso em: 1o abr. 2023.
VILAR, José Wellington Carvalho. Manuel Correia de Andrade e a consolidação da Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe – Brasil. Revista GeoNordeste, São Cristóvão, ano XXXIII, n. 1, jun. 2022, p. 268-288. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/geonordeste/article/view/17569. Acesso em: 26 maio 2023.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)