O mês de julho das mulheres negras

ações virtuais do GT de relações raciais e interseccionalidades da AGB-Niterói

Auteurs

Mots-clés :

Mulheres Negras, 25 de Julho, Ensino de Geografia, Educação Antirracista.

Résumé

Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com o foco para o ensino de geografia antirracista, realizada em período de isolamento social derivada da pandemia do Covid 19, e publicada em rede social com perfil institucional, sobre o dia 25 de julho, o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. Nosso objetivo foi trazer algumas mulheres negras que vemos como personalidades importantes a respeito das suas lutas e trajetórias que se transformaram referências cada uma na sua esfera de atuação, na busca pela emancipação da população negra, na superação do racismo, machismo e opressões da sociedade patriarcal brasileira.

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Bibliographies de l'auteur

Monique Barrozo, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (PPGEO-UFF), na linha de pesquisa Ordenamento Territorial Urbano Regional no eixo Organização Territorial do Espaço Brasileiro. Graduada no curso de Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação de Professores, na categoria de Licenciatura Plena, lotado no Departamento de Geografia (DGEO-FFP). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GERASOES – Geografias,
Educação e Experiência na linha de pesquisa Cidade, Escola: linguagens, representações
e experiências (UFF). Pós-Graduada em Ensino de Histórias e Culturas
Africanas e Afro-brasileiras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Estado do Rio de Janeiro (IFRJ– Campus São Gonçalo). Pós-Graduada em Cidades,
Políticas Urbanas e Movimentos Sociais, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano
e Regional do Estado do Rio de Janeiro da Universidade Federal do Rio de Janeiro
IPPUR/UFRJ. Possui experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia
Humana, atuando nos temas de Ensino de Geografia; Geografia e Gênero; Geografia
e Relações Étnico-Raciais; Geografia e Memória; Geografia e Literatura Afro-brasileira;
Urbanização Brasileira; Urbanização e Relações Étnico-Raciais. Associada à Associação
de Geógrafos Brasileiros (AGB) Seção Local Niterói, no qual é membra do Grupo de
Trabalho de Relações Raciais e Interseccionalidades. Professora do ensino básico na
rede privada no município de Niterói.

Rachel Cabral da SIlva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFR)

Bacharel em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro– UFRJ, Licenciada em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro– UERJ, Bacharel em Geografia pelo Instituto de Geografia– IGEO da Universidade do Estado do Rio de Janeiro– UERJ, Mestra em Geografia pelo Programa
de Pós Graduação em Geografia e Geociências da Universidade Federal de Santa
Maria– UFSM e Doutoranda em Geografia pelo PPGEO – Programa de Pós-Graduação
em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas
de Geografia e Sociologia, com ênfase em Geografia e Sociologia Urbanas, atuando
principalmente nos seguintes temas: Movimentos Sociais ligados à questão étnico-racial,
Territorialidades Negras, Grupos Subalternos, Geografia do Cotidiano, Geografias
Negras, Geografia da Religião através das práticas espaciais de racismo religioso no
espaço urbano.

Ana Beatriz da Silva, Programa de Pós-Graduação Geografia - Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense (PosGeo/UFF) na linha de pesquisa de Ordenamento Territorial Urbano-Regional do eixo Território, Política e Movimentos Sociais. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO; Especialista em Gênero e Sexualidade em Práticas Pedagógicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/CLAM/IMS). Geógrafa,
Bacharela e Licenciada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. É professora
de Geografia e Diretora de Projetos e de Campo do Instituto Casa das Pretas/
RJ. Pesquisadora associada a UNIPERIFERIAS. É Parecerista da Revista Ensaios da
Geografia na UFF. Faz parte do Grupo de Pesquisa NETAJ(UFF), do GT Relações Raciais
e Interseccionalidades – Associação de Geógrafos Brasileiros -Seção Niterói. É filiada a
American Association Geographers (AAG) e a Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras
do Rio de Janeiro. Tem vasta experiência na área das Geografias Negras, Descolonial e
críticas; Projetos educacionais, sociais, culturais e acadêmicos atuando principalmente
nos seguintes temas: Geografias Negras, Raça, Gênero, Sexualidade, interseccionalidade,
Movimento Negro, Movimento de Mulheres Negras, Ações afirmativas, Feminismos
Negros e Espaços populares. Teorias pós-críticas de currículo na educação brasileira.

Références

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Publiée

2023-07-27

Comment citer

Barrozo, M., Cabral da SIlva, R., & da Silva, A. B. (2023). O mês de julho das mulheres negras: ações virtuais do GT de relações raciais e interseccionalidades da AGB-Niterói. Revista Da ANPEGE, 19(38). Consulté à l’adresse https://ojs.ufgd.edu.br/anpege/article/view/15733

Numéro

Rubrique

Seção Temática Geografias Negras