Perspectivas docentes sobre ensino de África em cursos de licenciatura em Geografia
DOI :
https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i38.15731Mots-clés :
África, Geografia da África, Formação docente em Geografia, Licenciatura em Geografia, Ensino de Geografia africanaRésumé
O presente trabalho busca compreender as potencialidades da temática africana nos cursos de licenciatura em Geografia, com enfoque nos diálogos com docentes de disciplinas temáticas de Geografia da África em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras. Foram traçados três objetivos específicos, sendo eles: realizar um levantamento das IES Brasileiras que apresentam disciplinas sobre Geografia africana; identificar as abordagens em pauta no processo de ensino de Geografia da África; e reconhecer, por meio do diálogo com os/as professores/as formadores/as, os encaminhamentos sobre o ensino de geografia africana no âmbito do currículo oficial e praticado. Os procedimentos metodológicos adotados constituem uma perspectiva de pesquisa qualitativa e as técnicas de pesquisa adotadas foram revisão bibliográfica e entrevista semiestruturada. A partir das reflexões do trabalho pretendemos contribuir na continuidade da inserção dos estudos de África e Afro-Brasil na educação geográfica, com foco no desprendimento de estigmas coloniais.
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