O filme como campo de aventura: os espraiamentos artístico-científicos da geografia
DOI :
https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i36.15323Mots-clés :
Geografia e cinema, Arte, Filme, EpistemologiaRésumé
A Geografia, ciência de diálogos, mantém contatos com as diversas áreas do saber há décadas. Tais contatos são a expressão da inquietude do fluxo criativo na interpretação do espaço geográfico. O diálogo com as artes e suas deambulações geográficas, então, se evidenciam como parte da natureza própria da Geografia também ser uma ciência associada às explorações. Nesse sentido, a proposta é pensar o filme como campo das novas aventuras geográficas, produtor de novos olhares para o mundo. Assim, sem negligenciar o que foi produzido até os tempos atuais, visa-se uma renovação da relação Geografia-cinema. Articulando autores contemporâneos e da Geografia Clássica, por meio de uma construção teórica, concebe-se a noção de espraiamento artístico-científico, num avanço da Geografia em direção a arte e desta rumo àquela. Como ponto em comum das duas áreas, a narrativa ganha proeminência, posto que ambas, obra cinematográfica e Geografia, são narrativas do mundo. Conclui-se que as narrativas são essencialmente geográficas e a ideia de percurso auxilia no entrelace Geografia-Cinema, pois os itinerários são vitais para compreender as significações geográficas nos filmes.Téléchargements
Références
AERTSEN, Victor; GAMIR, Augustin; MANUEL, Carlos. Las relaciones espaciales em el cine: revisión conceptual y propuesta analítica. In: AZEVEDO, Ana Francisca; OLIVEIRA JUNIOR; Wenceslao; RAMÍREZ, Rosa Cerarols. Intervalo entre Geografias e Cinemas. Braga: Editora da UMDGEO, 2015.
AMORIM FILHO, Oswaldo Bueno. Literatura de explorações e aventuras: as “viagens extraordinárias” de Júlio Verne. MARANDOLA Jr. Eduardo; GRATÃO, Lúcia Helena Batista (Orgs.) Geografia e Literatura: ensaios sobre geograficidade, poética e imaginação. EDUEL, 2010.
AZEVEDO, Ana Francisca. Geografia e cinema. In: CORRÊA, Roberto Lobato e ROSENDHAL, Zeny (Org.). Cinema, Música e Espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BERDOULAY, Vicent. A abordagem Contextual. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, nº16, p. 47-56, JUL/DEZ de 2003.
BESSE, Jean-Marc. Ver a Terra: seis ensaios sobre a paisagem e a geografia. São Paulo: Perspectiva, 2006.
BROSSEAU, Marc. Geografia e Literatura. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (org.). Literatura, Música e Espaço. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2007.
BRUNO, Giuliana. Atlas of emotion: Journeys in Art, Architecture and Film. New York: Verso, 2002.
CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 2010.
CAPEL, Horacio. Filosofia e ciência na Geografia contemporânea: uma introdução a Geografia. Maringá: Massoni, 2007,
CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
CLAVAL, Paul. Epistemologia da Geografia. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.
COSGROVE, Denis. Geography and Vision: seeing, imagining and representing the world. London: I.B. Tauris, 2008.
______. A geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. IN: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Orgs.). Geografia Cultural: uma antologia. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012.
COSTA, M. H. B. V.. Geografia Cultural e Cinema: Práticas, Teorias e Métodos. In: ROSENDAHL, Zeny; CORRÊA, Roberto Lobato. (Org.). Geografia: temas sobre Cultura e Espaço. Rio de Janeiro: EDUERJ, v., p. 43-78, 2005.
______. Reflexões sobre os realismos geográfico e social em Viajo porque preciso, volto porque te amo, Deserto Feliz e Árido Movie. Revista Científica/FAP (Curitiba. Impresso), v. 12, p. 241-251, 2015.
DARDEL, Eric. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo: Perspectiva, 2015.
DIDI-HUBERMAN, G. Atlas ou a o gaio saber inquieto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
DOZENA, Alessandro. Horizontes Geográfico-Artísticos entre o Passado e o Futuro. Geograficidade, v. 10, p. 73-82, 2020.
ESHUN, G.; MADGE, C. Poetic world-writing in a pluriversal world: a provocation to the creative (re)turn in geography. Social & Cultural Geography. v.7, n. 3, p.1-9, 2016.
FERRAZ, Claudio Benito O. Imagem e geografia: considerações a partir da linguagem cinematográfica. Espaço & Geografia, Brasília, vol.15, n. 2, p. 357-384, 2012.
GARDIES, André. L’Espace au Cinema. Paris: Méridiens Klincksieck, 1993.
GONÇALVES, A. R.. Desfazimento de Caligramas do Espaço: sobre imagens, geografias e coisas ditas. In: CAZETTA, Valéria; OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao (Org.). Grafias do espaço: imagens da educação geográfica contemporânea. Campinas: Alínea, 2013.
GOMES, Paulo Cesar da Costa; CASTRO, Iná Elias de; CORREA, Roberto Lobato. (Orgs). Explorações geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.
GOMES, Paulo Cesar da Costa. Geografia e Modernidade. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
______. Quadros geográficos: uma forma de ver, uma forma de pensar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.
HAWKINS, Harriet. For Creative Geographies: Geography, Visual Arts and the Making of Worlds, New York: Routledge, 2013.
HUMBOLDT, Alexander von. Considerações introdutórias sobre as diversas formas de apreciar a natureza e uma investigação científica de suas leis. GEOgraphia, Niterói v. 14, n. 27, 2012.
______. Quadros da Natureza. São Paulo: W. M. Jackson Inc., v. 2., 1953.
LADERMAN, D. Driving Visions: exploring the road movie. Austin: Univesity of Texas Press, 2002.
LÉVY, Jacques; SARTORETTI, Irène. Arts, sciences: le temps de l’hybridation. Espacestemps.net, Textuel, 2008.
LUKINBEAL, Chris. Cinematic landscapes. Journal of Cultural Geography, 23 (1), Winter, 2005.
MARANDOLA JR, Eduardo. Trilhas de acesso a Lisboa: poesia, música, imagem e som em O céu de Lisboa (Lisbon Story), de Wim Wenders. In: CAZETTA, Valéria; OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao (Org.). Grafias do espaço: imagens da educação geográfica contemporânea. Campinas: Alínea, 2013.
MORAES, A. C. R. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Annablume. 2007.
OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao. Rumo às entranhas – um percurso pelo rio até o coração da treva. IN: MARANDOLA Jr. Eduardo; GRATÃO, Lúcia Helena Batista (Orgs.) Geografia e Literatura: ensaios sobre geograficidade, poética e imaginação. EDUEL, 2010.
______. Lugares Geográficos e(m) locais narrativos: um modo de se aproximar das Geografias de Cinema. .IN: MARANDOLA JR., Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia de (Orgs.). Qual o Espaço do Lugar? Geografia, Epistemologia, Fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2014.
.
PICKLES, John. Geography and humanism. Norwich: Geo Books, 1986
RATZEL, Friedrich. Sobre a interpretação da natureza. Geographia, Niterói, v. 12, nº 23, 2010.
RELPH, Edward. Geographical experiences and being-in-the-world: the phenomenological origins of geography. In: SEAMON, David and MUGERAUER, Robert (eds.). Dwelling, place & environment: towards a phenomenology of person and world. New York: Columbia University Press, 1985.
REGNAULD, Hervé; VIART, Christophe. Fragments géographiques. Travaux de l'Institut Géographique de Reims, vol. 33-34, n°129-130, 2007.
RONAI, Maurice. Paisagens II. GEOgraphia, Niterói v. 17, n. 34, 2015.
SAUER, Carl. A Educação de um Geógrafo. GEOgraphia. Niterói, Ano II. nº 4, 2000.
VITTE, A. C., SPRINGER, K. S.. A ciência humboldtiana: relações entre a sensibilidade e a mensuração na gênese da Geografia Física. Revista do Departamento De Geografia, n. 21, p. 167-177, 2011.
VOGLER, Christopher. A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
VOLVEY, Anne. Entre l’art et la géographie, une question (d’)esthétique. Belgeo, v. 3, n.p., 2014.
WRIGHT, John K. Terrae incognitae: o lugar da imaginação na Geografia. Geograficidade, v.4, n.2, p. 4-18, Inverno 2014.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)