O filme como campo de aventura: os espraiamentos artístico-científicos da geografia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i36.15323

Palabras clave:

Geografia e cinema, Arte, Filme, Epistemologia

Resumen

A Geografia, ciência de diálogos, mantém contatos com as diversas áreas do saber há décadas. Tais contatos são a expressão da inquietude do fluxo criativo na interpretação do espaço geográfico. O diálogo com as artes e suas deambulações geográficas, então, se evidenciam como parte da natureza própria da Geografia também ser uma ciência associada às explorações. Nesse sentido, a proposta é pensar o filme como campo das novas aventuras geográficas, produtor de novos olhares para o mundo. Assim, sem negligenciar o que foi produzido até os tempos atuais, visa-se uma renovação da relação Geografia-cinema. Articulando autores contemporâneos e da Geografia Clássica, por meio de uma construção teórica, concebe-se a noção de espraiamento artístico-científico, num avanço da Geografia em direção a arte e desta rumo àquela. Como ponto em comum das duas áreas, a narrativa ganha proeminência, posto que ambas, obra cinematográfica e Geografia, são narrativas do mundo. Conclui-se que as narrativas são essencialmente geográficas e a ideia de percurso auxilia no entrelace Geografia-Cinema, pois os itinerários são vitais para compreender as significações geográficas nos filmes.

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Biografía del autor/a

Francyjonison Custodio do Nascimento, Secretaria da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC-RN)

Graduado em Licenciatura em Geografia pelo IFRN (2014), sendo bolsista de Iniciação Científica de 2010 a 2012 e bolsista de Iniciação à Docência de 2012 a 2014. Mestre em Geografia (2015-2017) pela UFRN, sendo bolsista CNPq e tendo atuado no estágio de docência assistida em disciplinas de Ensino Superior. Doutor em Geografia (2017-2021) pela UFRN. Atualmente, integra o grupo de pesquisa Linguagens da cena: imagem, cultura e representação e é professor efetivo de Geografia da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte, atuando no Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Possui interesse pela Epistemologia da Geografia, pelo Ensino de Geografia e pela Geografia Humanista Cultural, com ênfase nas relações entre espacialidade e linguagens artísticas.

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Publicado

2022-10-23

Cómo citar

Nascimento, F. C. do. (2022). O filme como campo de aventura: os espraiamentos artístico-científicos da geografia. Revista Da ANPEGE. https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i36.15323