Formação - (Auto)formação – Deformação – (Re)formação: Necessidades de um professor
DOI :
https://doi.org/10.5418/ra2021.v17i33.12259Mots-clés :
professor, formação, histórias, vida, GeografiaRésumé
A pesquisa voltada à formação de professores, levando em consideração contextos variados, em diferentes tempos e espaços, que envolvem os itinerários de vida, tem sido utilizada, para refletir sobre possibilidades de construção professoral, a partir de saberes diversos. Este texto tem o propósito de evidenciar as possibilidades de formação e de (auto)formação, bem como a constante reflexão sobre a vida do professor, que proporcionará mudanças ou reafirmações de suas convicções profissionais. A análise e a (auto)análise, diante das diferentes conexões, que formam um professor, refletem uma metodologia qualitativa na observação de histórias de vida. A concepção apresentada no texto está pautada na relação do professor consigo mesmo, com os livros didáticos e com o mundo escolar ou de fora da escola. O professor, ao ouvir a si mesmo e ao outro, transcende a sua própria totalidade e busca, constantemente, a sua reformulação.
Téléchargements
Références
CAVALCANTI, Lana de Souza. O Ensino de Geografia na Escola. Campinas: Papirus Editora, 2012.
DAMBRÓS, Gabriela; SANTOS, Leonardo Pinto dos; MENEZES. Victória Sabbado. Paulo, Jean e Edgar: um pensamento às Gabrielas, aos Leonardos e as Victórias do Brasil. In: DAMBRÓS, Gabriela; SANTOS, Leonardo Pinto dos; MENEZES. Victória Sabbado (Orgs.). Geografia Escolar – reflexões, práticas e formação de professores. Curitiba: Editora CRV, 2019. p. 14–26.
FORTES, Maria Carolina. Olinda Rocha Pereira: uma história, uma vida, uma educadora, uma grande mulher. In: ABRAHÃO, Maria Helena Mena Barreto. Memórias memoráveis – educadores sul-rio-grandenses em histórias de vida. Porto Alegre: EDIPUCRS e Editora universitária metodista do IPA, 2013. p. 283-311.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 63. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017.
GOMES, Paulo Cesar da Costa. O Lugar do Olhar: elementos para uma nova Geografia da visibilidade. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2013.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. Tradução José Cláudino e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez Editora, 2004.
MASSEY, Doreen. Pelo Espaço: uma nova política da espacialidade. Tradução Hilda Pareto Maciel e Rogério Haesbaert. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
PEREIRA, Marcos Villela. Sobre Histórias de Vida e Autoformação: um enfoque Ético e Estético. In: ABRAHÃO, Maria Helena Mena Barreto. (Auto)biografia e Formação Humana. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. p. 123–138.
RICOEUR, Paul. A Memória, a História, o Esquecimento. 7 reimp. Campinas: Editora Unicamp, 2018.
RODRIGUES, Saionara Regina Pires. Significando o Invisível: Percebendo o Saber Geográfico. 116 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.
SANTOS, Leonardo Pinto dos; COSTELLA, Roselane Zordan. Jean Piaget e a Construção do Conhecimento: o Mito da Caverna. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; TONINI, Ivaine Maria; KAERCHER, Nestor André; COSTELLA, Roselane Zordan (Orgs.). Movimentos para ensinar Geografia – oscilações. Porto Alegre: Letra 1 Editora, 2016. p. 157–168.
SOUSA NETO, Manuel Fernandes. Aula de Geografia e algumas crônicas. 2. ed. Campina Grande: Bagage, 2008.
TIMM, Edgar Zanini. STABILE, Luiz Machado. Clóvis Pinto da Silveira: sua vida em palavras. In: ABRAHÃO, Maria Helena Mena Barreto. Memórias memoráveis – educadores sul-rio-grandenses em histórias de vida. Porto Alegre: EDIPUCRS e Editora universitária metodista do IPA, 2013. p. 85–150.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)