Escola "sem" partido e reforma do ensino médio

e agora, como ensinar Geografia?

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i35.10901

Mots-clés :

Escola sem Partido, Ciências Humanas, ensino de geografia

Résumé

Os últimos anos foram marcados por um retrocesso no campo educacional como um todo, especialmente nas áreas de Humanas, com destaque para o Projeto de Lei do Programa Escola sem Partido (ESP) e Reforma Curricular do Ensino Médio. Os significados pedagógicos dessas leis revelam sentidos de Educação, de conhecimento e de sociedade: se por um lado o programa ESP cria um falso manto da neutralidade do conhecimento, a Reforma do Ensino Médio, ao criar “itinerários formativos”, hipervaloriza um ensino teoricamente pragmático voltado para línguas e matemática. Assim, esse ensaio apresenta considerações sobre as disputas de saberes na produção do conhecimento científico e suas inter-relações com o conhecimento escolar, debatendo as ideias da ESP e da nova reforma curricular. Objetivamos reafirmar o papel do ensino de geografia na contribuição da formação humana, ao promover a autorreflexão e o desenvolvimento de operações mentais necessárias para a prática cotidiana consciente autônoma e crítica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Thiara Vichiato Breda, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Licenciada e Bacharela em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EAD pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestra em Ensino e História em Ciência da Terra (UNICAMP) e Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Doutora em Educação pela Universidad Autónoma de Madrid (UAM/Espanha). Atuou como professora de Geografia na Educação Básica (rede particular e pública de ensino). Atualmente é Professora substituta na UFSJ e Integrante do Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia (APEGEO). Tem desenvolvido estudos principalmente nos seguintes temas: educação cartográfica, jogos, processos formativos e narrativas.

Références

ALGEBAILE, Eveline. Escola sem Partido: o que é, como age, para que serve. In: Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.) Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017, p. 63-74.

BRASIL. Projeto de Lei n° 7.180/2014 -Comissão especial escola sem partido. Disponível em http://www.camara.gov.br/sileg/integras/1317168.pdf. Acessado em 22 de jan de 2019

________. Projeto de Lei n° 867/2015 - Inclui, entre as diretrizes e bases da educação nacional, o "Programa Escola sem Partido". Disponível em http://www.camara.gov.br/sileg/integras/1317168.pdf. Acessado em 22 de jan de 2019

________. Projeto de Lei n° 746/2016 - Reformulação Ensino Médio. Disponível em https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/126992. .Acessado em 22 de jan de 2019

________. Projeto de Lei n° 13.425/2017 - Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Disponível em http://legis.senado.leg.br/legislacao/ListaTextoSigen.action?norma=602639&id=14374947&idBinario=15657824&mime=application/rtf. .Acessado em 22 de jan de 2019

________. Base Nacional Comum Curricular - Ensino Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2017.

________. Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio: MEC/SEF, 2019.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.

________. O ensino de Geografia na escola. Campinas: Papirus, 2012.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n.2, p. 177-229, 1990.

COHN, Gabriel. Apresentação: o sentido da ciência. In: WEBER, Max. A “objetividade” do conhecimento nas ciências sociais [1904]. São Paulo: Ática, 2011.

CONTRERAS, José. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

FREIRE, Paulo. A concepção bancária da educação como instrumento de opressão. In: Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968, p.65-87.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GEORGES, Isabel Pauline Hildegard ; RIZEK, Cibele Saliba. CEBALLOS, Marco. As políticas sociais brasileiras: o que há de novo?. In: Caderno CRH. Salvador, v.27, n.72, set./dez, 2014.

GIROTTO, Eduardo. Um ponto na rede: o “Escola sem partido” no contexto da escola do pensamento único. SOUZA, Ana Lucia Silva, et al. A ideologia do movimento escola sem partido: 20 autores desmontam o discurso. São Paulo: Ação Educativa, 2016, p. 69-76.

LACLAU, Ernesto. Emancipação e diferença. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.

LAUTIER, Bruno. O governo moral dos pobres e a despolitização das políticas públicas na América Latina. Tradução: RIZEK, Cibele Saliba. In: Caderno CRH. Salvador, v.27, n.72, set./dez, 2014.

LEFEBVRE, Henri. Ciência e acção. In:_____. Para compreender o pensamento de Marx. Lisboa: Edições 70,1966, p.41-52.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia ceírico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1984.

LOPES, Alice Casimiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.

_________; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo, São Paulo: Cortez, 2011.

MATTOS, Amana. Et al. Educação e liberdade: apontamentos para um bom combate ao Projeto de Lei Escola sem Partido. In: Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.) Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017, p. 87-104.

SINGER, André.; LOUREIRO, Isabel (Orgs.). As contradições do Lulismo: a que ponto chegamos ? São Paulo: Boitempo, 2016.

________. Os sentidos do lulismo: reforma gradual e pacto conservador. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

RAMOS, Ana Paula Batalha. Articulações discursivas em torno do significante conhecimento. In: Espaço do currículo, v.5, n.1, p.254-267, 2012.

__________. Conhecimento Escolar e Qualidade da Educação nas Políticas de Avaliação da Educação Básica. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

RAMOS, Marise Nogueira. Escola sem Partido: a criminalização do trabalho pedagógico. In: Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.) Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017, p. 75-85.

RODRIGUEZ LESTEGÁS, F. Concebir la geografia escolar desde una nueva perspectiva: una disciplina a servicio de la cultura escolar. Boletin de la Asociación de Geógrafos Españoles, Madrid, n.33, p.173-86, 2002.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez, 1988.

STRAFORINI, Rafael. O ensino de Geografia como prática espacial de significação. Estudos Avançados: Ensino de Humanidades, v. 32, n 93, p. 175-195, 2018

_________ Permanências e mudanças no currículo de Geografia dos anos iniciais no ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 6, p. 160-184, 2016.

SOUZA, Ana Lúcia Silva. et al. A ideologia do movimento Escola Sem Partido: 20 autores desmontam o discurso. São Paulo: Ação educativa, 2017

VESENTINI, José William. Repensando o ensino da Geografia para o século XXI. São Paulo: Plêiade, 2009..

VILELA, Carolina Lima. Currículo de Geografia: analisando o conhecimento escolar como discurso. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

WEBER, Max. A “objetividade” do conhecimento nas ciências sociais [1904]. São Paulo: Ática, 2006.

Téléchargements

Publiée

2022-07-19

Comment citer

Breda, T. V., & Vichiato Breda, T. . (2022). Escola "sem" partido e reforma do ensino médio: e agora, como ensinar Geografia?. Revista Da ANPEGE, 18(35). https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i35.10901