Os Usos Sociais do Ensino de Geografia

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DOI :

https://doi.org/10.5418/RA2019.1528.0007

Mots-clés :

Políticas educacionais, Ensino de geografia, Geografia escolar, Docência

Résumé

Este artigo pretende identificar algumas questões que foram colocadas para o ensino de geografia, a partir dos processos de elaboração e implementação da políticas de educação, a partir de 2015. Isso porque esses processos tencionam a zona de contato entre geografia e educação, em especial na vertente nomeada ensino de geografia. Para desenvolver a discussão, foram mobilizados os estudos de Pierre Bourdieu, especialmente o conceito de campo. Posteriormente, foi feito um esforço de caracterização e sistematização das abordagens que vem sendo feitas na interseção do campo da geografia com o campo da educação. A partir das contribuições de Bourdieu e da caracterização da vertente do ensino de geografia dentro do subcampo, o texto aponta movimentos e contradições deste e dos seus agentes, nas relações com outros campos, em especial o econômico e o político, no jogo das disputas e movimentos de consolidação e direcionamento do próprio subcampo. Por fim, e com base nas discussões aqui trazidas, são apresentadas algumas perspectivas sobre os rumos possíveis do subcampo.

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Biographie de l'auteur

Roberto Marques, UFRJ

Professor do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ

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Publiée

2020-05-04

Comment citer

Marques, R. (2020). Os Usos Sociais do Ensino de Geografia. Revista Da ANPEGE, 15(28), 175–195. https://doi.org/10.5418/RA2019.1528.0007

Numéro

Rubrique

Seção Temática - Educação Geográfica