Emergência climática: desafios e oportunidades no campo do ensino de geografia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i36.16339

Palabras clave:

Emergência climática, eventos extremos, riscos, vulnerabilidades, ensino de geografia

Resumen

Os cenários das mudanças climáticas globais, atualmente concebidas como emergência climática, indicam intensificação dos eventos extremos em todo o planeta, no presente e no futuro. Os impactos e riscos associados ao fenômeno tendem a se fazer mais expressivos sobre as populações pobres do Sul Global devido, especialmente, à alta e altíssima vulnerabilidade socioambiental das populações destas áreas. O tema está presente nos conteúdos do ensino de geografia estabelecidos pela BNCC, embora ali tenha um enfoque sobretudo tecnicista; os professores de geografia podem promover uma abordagem crítica do tema, envolvendo os estudantes em atividades de sala de aula e extra-classe. O ensino de geografia pode contribuir em muito para um conhecimento efetivo e real do fenômeno, fato que contribuirá para uma melhor sensibilização e conscientização dos estudantes em relação ao problema, e também para ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

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Biografía del autor/a

Francisco Mendonça , Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui Graduação (UFG, 1983), Mestrado (Geografia Física / Meio ambiente - USP, 1990), Doutorado (Clima e planejamento urbano - USP, 1995) e Pós-doutorado (Epistemologia da Geografia - Université Sorbonne/Paris I/França, 2005 ; Estudo do ambiente urbano - Universidad de Chile - 2014) em Geografia. É Professor Titular do PPGEO e do PPGMADE da UFPR, e Professor Visitante do PPGEO/UERJ. Professor convidado na Université de Sorbonne/Paris I/Institut de Géographie (2002), na Université de Haute Bretagne/Rennes II/França (2004) e pesquisador convidado na London School of Hygine and Tropical Medecine (Londres/Inglaterra 2005) e no Laboratoire PRODIG/França (Univ. sorbonne/Paris 1, 2005). Membro da CoC - Comissão de Climatologia da UGI - União Geográfica Internacional (desde 2012), e presidente da AIC - Associação Internacional de Climatologia (2015-2018). Presidente da ABClima - Associação Brasileira de Climatologia (2002-2004), da ANPEGE - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Geografia (2007-2009), e membro da direção da ANPPAS (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ambiente e Sociedade (2004-2008). Membro do CTC-CEMANDEN (desde 2019). Tem experiência na área de Geografia e Geociências, com ênfase em Geografia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo do Ambiente urbano, Climatologia, Geografia da Saúde, e Epistemologia da Geografia. É pesquisdor 1A-CNPQ desde 2013.

Antonio Carlos Oscar Junior , Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Geografia pela UNICAMP (2018), Mestre e Bacharel em Geografia pela UFRJ (2014; 2012). Coordena o Laboratório de Estudos da Interação Sociedade-Atmosfera (LISA), cujo foco de pesquisas é: Variabilidade Climática Fluminense, Modelagem de Dados Geográficos aplicado ao Clima Urbano, Eventos extremos e Justiça Climática, Vulnerabilidade e Adaptação às Mudanças Climáticas e Produção do espaço, Clima e Saúde. Atualmente é Procientista (FAPERJ/UERJ), Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), Professor Adjunto do Departamento de Geografia Física da UERJ e do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO/UERJ), editor associado da revista GEO UERJ (B1), conselheiro da Associação Brasileira de Climatologia (ABClima). membro da Associação Internacional de Clima Urbano (IAUC) e Representante da América Latina junto à Comissão Internacional de História da Meteorologia (ICHM) da União Internacional em História e Filosofia da Ciência e Tecnologia (2018-2021; 2022-2025)

Hemerson Souza Gomes , Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduado em Geografia (2017) pela Faculdade de Formação de Professores (UERJ - FFP), Mestre em Geografia na linha de Ensino de geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP) (2019) e Doutorando pela Universidade do Estado de Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, professor e coordenador do ensino médio, no colégio Grupo Potência Ltda (rede privada de Magé). Possui experiência e trabalhos publicados na área de Ensino de Geografia, com ênfase na análise geográfica do clima, material didático e educação geográfica. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Educação e Cidade coordenado pela Professora Dr.ª Ana Claudia Ramos Sacramento.

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Publicado

2022-10-23

Cómo citar

Mendonça , F., Oscar Junior , A. C. ., & Gomes , H. S. (2022). Emergência climática: desafios e oportunidades no campo do ensino de geografia. Revista Da ANPEGE. https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i36.16339

Número

Sección

A geografia que propõe ao Brasil: conjuntura e políticas públicas