Produzir a política a partir da escola

geografia da educação, docências e espacialidades escolares

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i36.16308

Palabras clave:

Geografia da Educação; Política Educacional; Espacialidade.

Resumen

El artículo apunta desde la Geografía, formas de pensar la educación pública brasileña, asumiéndola como un derecho territorial, concepto sobre el cual basamos nuestros análisis y proposiciones. Entendemos la Geografía, la Educación en relación con el proyecto de sociedad. En este sentido, la geografía actual de las escuelas públicas en el país no puede entenderse sólo como resultado de una lógica de organización estatal a través de la política educativa, sino como expresión de la lucha por el derecho a la educación movilizada por las comunidades, especialmente las periféricas, en su lucha diaria contra la expropiación territorial y el despojo de derechos. Así, expresamos que es fundamental que la Geografía Escolar reconozca las geografías de las escuelas y sus sujetos, tomándolas como punto de partida de los procesos educativos, configurándose como locus de indagación, problematización y apropiación espacio-temporal. Para ello, es fundamental recuperar los significados de las escuelas como territorios en continua disputa y producción, propiciando debates y discusiones sobre la geografía que queremos desde los contextos específicos de las unidades escolares. Concluimos, con las posiciones vinculadas al fortalecimiento de la educación pública, gratuita, laica, democrática, plural, inclusiva y socialmente referenciada de calidad de la Asociación Nacional de Posgrado e Investigación en Educación (ANPED), en tanto entendemos la necesidad de fortalecer los diálogos entre las investigaciones desarrolladas por las asociaciones científicas de posgrado.

 

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Biografía del autor/a

Ana Giordani, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Geografia (UFSM/2008), Mestre em Geografia (UFSM/2010), especialista no curso ?O ensino da Geografia e da História: saberes e fazeres na contemporaneidade?, (UFRGS/2012) e Doutora em Geografia (UFRGS/2016). Pesquisa a interface Geografia e Educação. Tem experiência na área de Geografia Escolar, principalmente nos seguintes temas: cibercultura, políticas educacionais, ensino e aprendizagem na perspectiva da diferença. Atuou como leitura crítica na Avaliação do Plano Nacional Livro Didático (PNLD/2016). Realizou a assessoria pedagógica no Curso de Formação de Professores para a Produção de Material Didático para a Diversidade (UFRGS/2014). Professora visitante no POSGEO/UFGRS (2019). Coordena, juntamente, com Diego Carlos Pereira o grupo de pesquisa, ensino e extensão Artesanias Geográficas e Educacionais (AGE/UFF), certificado no CNPQ.

Eduardo Donizeti Girotto, Universidade de São Paulo (USP)

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia (2005), Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Foi professor de ensino fundamental II e médio da Prefeitura Municipal de São Paulo, Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul e Professor do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no campus de Francisco Beltrão, atuando como Líder do Grupo de Pesquisa de Ensino de Geografia (GPEG) da mesma Universidade, Coordenador Geral do NUFOPE (Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino) e Subprojeto PIBID de Geografia da UNIOESTE (2011 a 2015), Francisco Beltrão e do subprojeto PIBID de Geografia da USP (2018 a 2020). Atualmente é professor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, na área de Estágio Supervisionado e Ensino de Geografia. Coordena o Laboratório de Ensino e Material Didático (LEMADI, onde desenvolve pesquisas articulando política educacional, ciências de dados e cartografia. É coordenador do projeto Atlas da Rede Estadual de Educação de São Paulo e do Subprojeto Residência Pedagógica do Departamento de Geografia da USP. É editor-gerente do Boletim Paulista de Geografia e faz parte da Rede Escola Pública e Universidade (REPU)

Marcos de Oliveira Soares, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar campus de Sorocaba, ministrando aulas nas disciplinas ligadas ao ensino de Geografia e à formação de professores. Doutor em Geografia Humana pela USP (2012), mestre em Geociências pela UNICAMP (2004), Bacharel e Licenciado em Geografia pela USP (1998). Atuou como professor do ensino básico por 20 anos. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professores, currículo. Líder do GPForPP (grupo de pesquisa formação política de professoras e professores).

Citas

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Publicado

2022-10-23

Cómo citar

Giordani, A., Girotto, E. D. ., & Soares, M. de O. . (2022). Produzir a política a partir da escola: geografia da educação, docências e espacialidades escolares. Revista Da ANPEGE. https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i36.16308

Número

Sección

A geografia que propõe ao Brasil: conjuntura e políticas públicas