Produzir a política a partir da escola

geografia da educação, docências e espacialidades escolares

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i36.16308

Keywords:

Geografia da Educação; Política Educacional; Espacialidade.

Abstract

The article aims from Geography, ways to think about Brazilian public education, assuming it as a territorial right, a concept on which we base our analyzes and propositions. We understand Geography, Education in relation to the project of society. In this sense, the current geography of public schools in the country cannot be understood only as a result of a logic of state organization through educational policy, but as an expression of the struggle for the right to education mobilized by communities, especially peripheral ones, in their daily struggle against territorial expropriation and the spoliation of rights. Thus, we express that it is essential that School Geography recognizes the geographies of schools and their subjects, taking them as a starting point for educational processes, configuring itself as a locus of inquiry, problematization and spatio-temporal appropriation. For this, it is essential to recover the meanings of schools as territories in continuous dispute and production, fostering debates and discussions about the geography we want from the specific contexts of school units. We conclude, with the positions linked to the strengthening of public, free, secular, democratic, plural, inclusive and socially referenced quality education of the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPED), as we understand the need to strengthen dialogues between research produced by the Graduate Scientific Associations.

 

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Author Biographies

Ana Giordani, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Geografia (UFSM/2008), Mestre em Geografia (UFSM/2010), especialista no curso ?O ensino da Geografia e da História: saberes e fazeres na contemporaneidade?, (UFRGS/2012) e Doutora em Geografia (UFRGS/2016). Pesquisa a interface Geografia e Educação. Tem experiência na área de Geografia Escolar, principalmente nos seguintes temas: cibercultura, políticas educacionais, ensino e aprendizagem na perspectiva da diferença. Atuou como leitura crítica na Avaliação do Plano Nacional Livro Didático (PNLD/2016). Realizou a assessoria pedagógica no Curso de Formação de Professores para a Produção de Material Didático para a Diversidade (UFRGS/2014). Professora visitante no POSGEO/UFGRS (2019). Coordena, juntamente, com Diego Carlos Pereira o grupo de pesquisa, ensino e extensão Artesanias Geográficas e Educacionais (AGE/UFF), certificado no CNPQ.

Eduardo Donizeti Girotto, Universidade de São Paulo (USP)

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia (2005), Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Foi professor de ensino fundamental II e médio da Prefeitura Municipal de São Paulo, Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul e Professor do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no campus de Francisco Beltrão, atuando como Líder do Grupo de Pesquisa de Ensino de Geografia (GPEG) da mesma Universidade, Coordenador Geral do NUFOPE (Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino) e Subprojeto PIBID de Geografia da UNIOESTE (2011 a 2015), Francisco Beltrão e do subprojeto PIBID de Geografia da USP (2018 a 2020). Atualmente é professor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, na área de Estágio Supervisionado e Ensino de Geografia. Coordena o Laboratório de Ensino e Material Didático (LEMADI, onde desenvolve pesquisas articulando política educacional, ciências de dados e cartografia. É coordenador do projeto Atlas da Rede Estadual de Educação de São Paulo e do Subprojeto Residência Pedagógica do Departamento de Geografia da USP. É editor-gerente do Boletim Paulista de Geografia e faz parte da Rede Escola Pública e Universidade (REPU)

Marcos de Oliveira Soares, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar campus de Sorocaba, ministrando aulas nas disciplinas ligadas ao ensino de Geografia e à formação de professores. Doutor em Geografia Humana pela USP (2012), mestre em Geociências pela UNICAMP (2004), Bacharel e Licenciado em Geografia pela USP (1998). Atuou como professor do ensino básico por 20 anos. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professores, currículo. Líder do GPForPP (grupo de pesquisa formação política de professoras e professores).

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Published

2022-10-23

How to Cite

Giordani, A., Girotto, E. D. ., & Soares, M. de O. . (2022). Produzir a política a partir da escola: geografia da educação, docências e espacialidades escolares. Revista Da ANPEGE. https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i36.16308

Issue

Section

A geografia que propõe ao Brasil: conjuntura e políticas públicas