Conhecimento, saberes diversos, desafios e práticas: o significado do impacto social do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE (ProPGeo)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i46.21157

Mots-clés :

ProPGeo/UECE, Impacto Social, Pós-graduação em Geografia

Résumé

Este artigo apresenta e analisa ações desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (ProPGeo/UECE), tomando como referência a noção de impacto social da pós-graduação em Geografia no Brasil. O objetivo central é discutir as dimensões que estruturam a atuação do programa, com ênfase na articulação entre formação acadêmica, produção do conhecimento e compromisso social. Parte-se da compreensão de que o impacto social decorre da integração entre excelência científica e capacidade de promover transformações concretas nos campos educacional, social, econômico, cultural e tecnológico. Nesse sentido, a produção acadêmica e tecnológica do ProPGeo — expressa em teses, dissertações, artigos, livros, relatórios técnicos e tecnologias sociais — dialoga diretamente com problemas socialmente relevantes, incidindo sobre políticas públicas, planejamento territorial, educação e difusão do conhecimento crítico. O artigo evidencia, ainda, que esse impacto se materializa por meio da atuação qualificada de docentes, discentes e egressos em ações que extrapolam o espaço acadêmico, incluindo participação em políticas públicas, projetos de extensão, comitês multidisciplinares e cooperação com organizações da sociedade civil. Metodologicamente, o texto organiza a trajetória, os fundamentos teórico-metodológicos e as estratégias de inserção social do ProPGeo/UECE, destacando experiências de coprodução do conhecimento e interação com instituições, povos e comunidades tradicionais. Por fim, são discutidos os desafios e perspectivas do programa, ressaltando seu papel na consolidação de uma Geografia socialmente comprometida e orientada à sustentabilidade territorial.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Edilson Alves Pereira Junior, Universidade Estadual do Ceará/UECE

Possui graduação e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP Campus de Presidente Prudente - SP e pós-doutorado pela Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne. É professor associado da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde leciona e orienta pesquisas na graduação e no Programa de Pós-Graduação, além de assumir a coordenação do Laboratório de Estudos do Território e da Urbanização (LETUr). É Bolsista Produtividade do CNPq desde 2017. Em 2024 foi eleito membro da Seção "Dinâmicas dos Espaços Econômicos" da União Geográfica Internacional - Steering Committee Member of International Geographical Union/IGU Commission on the Dynamics of Economic Spaces. Foi professor visitante no Institut de Géographie da Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne e na Universidad Nacional de Córdoba/UNC, Argentina. Realizou Estágio Sanduíche na Université Paris Dauphine - Paris 9. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE (ProPGeo) entre os anos de 2022 e 2025 e foi chefe de departamento/coordenador de curso do Colegiado de Geografia nas gestões de 2011/2013 e 2015/2017. Atua nas áreas de geografia econômica e geografia urbana, com ênfase nos estudos sobre dinâmicas territoriais, sistemas produtivos, reestruturação produtiva, metropolização, economia urbana e espaço urbano regional.

Denise Cristina Bomtempo, Universidade Estadual do Ceará/UECE

Graduada e licenciada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Presidente Prudente. Mestre e Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP, campus de Presidente Prudente. Doutorado Sanduiche realizado na Université Paris IX Dauphine/IRISSO/Paris/França. Pós Doutora pela Université Paris I Panthéon Sorbonne. Foi professora do curso de Graduação em Geografia da UNESP - Unidade de Ourinhos e da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. Atualmente é Docente Adjunta dos Cursos de Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora e docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia ProPGeo/UECE. Coordenadora e Pesquisadora do Laboratório de Estudos Agrários, Urbanos e Populacionais (LEAUP); Membro do corpo editorial da Revista GEOUECE. Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Geografia da Universidade Aberta do Brasil UAB/UECE (2014-2019) e Vice Coordenadora dos cursos de Graduação em Geografia da UECE, campus de Itaperi (2017-2019). Foi membro do Comitê de Ética e Pesquisa da UECE (2014 - 2016) e atuou como Professora visitante na Universidad Nacional de Córdoba/UNC Argentina (2017) e da Université Paris I Panthéon Sorbonne/L’Institut de Géographie (2019/2020). É coordenadora do Programa de Extensão Universitária "Vidas Cruzadas: migração, saberes e práticas". Membro da Rede Latino Americana Espaço e Economia (RELAEE). Coordenadora Geral da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (ACNUR/UECE) e da Rede de Pesquisadores em Geografia da População (REDEGEOPOP). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em mobilidade, migração, redes migratórias, dinâmicas territoriais, territorialidades, economia urbana.

Davis Pereira de Paula, Universidade Estadual do Ceará/UECE

Geógrafo pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com doutorado em Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente/Gestão Costeira, pela Universidade do Algarve, Portugal (2012). Concluiu o Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE. Realizou Pós-Doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará, atuando no ensino de graduação e pós-graduação. Exerceu a função de Coordenador e de Vice Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo/UECE) nos períodos de 2018/2020 e 2021/2024. Desde 2000 é pesquisador associado ao Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica (LGCO), o qual atualmente coordena, e integra o Grupo de Pesquisa Sistemas Costeiros e Oceânicos do CNPq. É coordenador do subprojeto Planejamento Espacial Ambiental, no âmbito do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente do Governo do Estado do Ceará, desenvolvido em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA-CE). Desde 2024 é membro suplente do Conselho Estadual do Meio Ambiente (COEMA). Entre 2022 e 2024 atuou como conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE) e como representante na Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Agrimensura do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). No âmbito da cooperação internacional, é membro da Rede Braspor desde 2012, tendo exercido a coordenação brasileira entre 2015 e 2017. Desde 2024 é também membro da Red Latinoamericana de Erosión Costera (RELAEC). Seus interesses de pesquisa concentram-se na Geografia Costeira, com ênfase na dinâmica e gestão dos ambientes litorâneos e nos impactos socioambientais associados às transformações costeiras.

Références

BARRA, Otavio Augusto de Oliveira Lima. Avaliação do gerenciamento costeiro do litoral metropolitano de Fortaleza/Ceará: bases para a gestão integrada. 2023. 375 f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=113345. Acesso em: 10 set. 2025.

BOMTEMPO, Denise. Geo UERJ. Dispersão territorial controlada das migrações internacionais no Brasil. Rio de Janeiro, v. 46, 2024a. DOI: 10.12957/geouerj.2024.87645. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/87645. Acesso em: 20 ago. 2025. DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.87645

BOMTEMPO, Denise. Participação na Conferência Nacional de Migração, Refúgio e Apatridia COMIGRAR - transmissão via You tube: https://l1nq.com/LaMxE - 3 horas e 20 minutos), 2024b.

LEITE, Lilian de Sá. O pensar geográfico nas práticas de ensino bilíngue de surdos: o estudo da paisagem a partir dos fenômenos físico-naturais do relevo do estado do Ceará. Tese (em andamento) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2025.

PAULA, Davis Pereira de. PEDEA – Plataforma Estadual de Dados Espaciais Ambientais. Disponível em: https://pedea.sema.ce.gov.br/portal/. Acesso em: 10 nov. 2025.

PERDIGÃO, Fabio. Estudo de Impacto Ambiental - Sistema de Abastecimento de Água Dessalinizada do Macrossistema Integrado de Distribuição de Água de Fortaleza. Fortaleza: Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE. EIA; Águas de Fortaleza S.A., 2024.

SANTOS, Camila Dutra dos. Cartografias das lutas e resistências: mapeando as territorialidades das marisqueiras da foz do Rio Jaguaribe. 2024. (Informações complementares não fornecidas).

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ/UECE. Plano de desenvolvimento institucional (PDI): 2017 – 2021. Fortaleza: EdUECE, 2018.

Publiée

2026-02-05

Comment citer

Pereira Junior, E. A., Bomtempo, D. C., & Paula, D. P. de. (2026). Conhecimento, saberes diversos, desafios e práticas: o significado do impacto social do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE (ProPGeo). Revista Da ANPEGE, 21(46). https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i46.21157

Numéro

Rubrique

Dossiê - Impactos Sociais dos PPGs em Geografia